Ministro da Saúde lança Plano de combate ao Aedes aegypti no Maranhão

ministroO ministro da Saúde Marcelo Castro lançou, ao lado do governador em exercício, Carlos Brandão, a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti no Maranhão. O mosquito é o transmissor da dengue e do Zika vírus, responsável pelos casos de microcefalia de bebês.

“Nós só teremos sucesso com uma cooperação entre o governo federal, os governos estaduais e os governos municipais. Mas, sobretudo, o envolvimento, a  responsabilização da sociedade”, afirmou o ministro. Serão investidos R$ 10 milhões no combate ao mosquito.

O governo oficializará por decreto um comitê de combate ao mosquito.

No Maranhão foram notificados, até o momento, 105 casos de microcefalia distribuídos em 48 municípios, desde o início do surto na região nordeste. Os casos ocorreram nos municípios de Açailândia (1), Aldeia Altas (1), Amarante do Maranhão (1),Axixá (1), Barra do Corda (3), Barreirinhas (1), Buriticupu (7), Buritinara (1), Campestre (1), Carolina (1), Caxias (1), Chapadinha (1), Codó (1), Coroatá (3), Davinópolis (1), Dom Pedro (2), Esperantinópolis (1), Fortuna (1), Governador Edson Lobão (1), Grajaú (1), Humberto de Campos (1),Imperatriz (6), João Lisboa (1),  Lima Campos (1), Loreto (1), Mata Roma (1), Miranda (1),  Paço do Lumiar (1), Paraibano (2), Pedreiras (1), Pio XII (2), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Rosário (1), Santa Inês (2), Santa Rita (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São Francisco do Brejão (1), São João dos Patos (2), São José de Ribamar (8), São Luís (29), Senador La Roque (1), Timon (2), Trizidela do Vale (1), Turiaçu (1), Urbano Santos (1) e Viana (1).

A dengue também tem assustado no Maranhão. Já são 7,5 mil em 2015.  O Zica vírus teve 3.070 notificações no ano passado no Maranhão e a febre chikungunya 230.

1 pensou em “Ministro da Saúde lança Plano de combate ao Aedes aegypti no Maranhão

  1. O que dizer agora, meu caro Flávio Dino? (de um blog)

    “Quando digo que se mudam os nomes e as ideologias e não se mudam os fatos e os acontecimentos da política” .

    ANÁLISE DO PERFIL POLÍTICO DO GOVERNO FLÁVIO DINO – feita Joaquim Haickel numa postagem acima – ESTE ATÉ CITA O EPISÓDIO DE LAGO DA PEDRA , quando Flávio Dino quis suprimir a prefeita Maura Jorge (Mas quebrou a cara – no meu ponto de vista). Bem:

    Não é só ai, a matemática é só uma, O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão – STTREMA não teve outro caminho, a não ser divulgar o número – aproximado – de assaltos ocorridos no ano de 2015. Não significa que o – antes combativo sindicato – esteja buscando uma solução para esse grave problema que assola parte da categoria dos rodoviários e toda a população DA GRANDE ILHA. Na verdade o STTREMA contribui para esse aumento de incidências , na pessoa do secretário-administrativo, Isaías Castelo Branco, FILIADO E MILITANTE do PC do B. Você vê ( e TODOS NÓS TAMBÉM) que “a coisa está horripilante” e sindicato “dos motoristas”, NADA FAZ !

    É A VELHA PRÁTICA. Por isso que me afastei, percebi que NADA MUDARIA, OU ATÉ PIORARIA, NÃO DEU OUTRA.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *