Política maranhense em notas

Salários de São Luís e Ribamar nesta sexta

A Prefeitura antecipa o pagamento dos servidores municipais de São Luís. Os salários estarão disponíveis nas respectivas contas dos servidores da capital nas primeiras horas desta sexta-feira (29). O mesmo ocorre com os servidores de São José de Ribamar. Na cidade balneária, a antecipação – o pagamento estava agendado para o início da próxima semana – visa beneficiar o funcionalismo público, aquecer a economia da cidade já a partir deste fim de semana e segue uma linha de trabalho, adotada desde 2011, que sempre garantiu o pagamento em dia dos salários dos profissionais.

Roseana tenta recuperar terreno

roseanairlahiA prefeita de Rosário, Irlahi Santos, convocou servidores municipais e lideranças para participar de reunião com a ex-governadora Roseana Sarney no Bar da Cece, às 15h, no município que administra. Depois das férias em Miami, Roseana luta para recuperar liderança e reaglutinar um grupo político que ficou disperso e sem rumo. Depois de ver o grupo Sarney esfacelado e batendo cabeça, a ex-governadora tenta se constituir como liderança. Atuou primeiro nos embates em São Luís e já parte para reunir lideranças em um município próximo onde a prefeita é sua aliada. Ganhará fôlego?

Pouco prestígio

pmdbA sede do diretório municipal do PMDB estava lotada, mas das maiores lideranças do partido, apenas o senador João Alberto esteve presente na eleição do diretório municipal do partido. Nem José Sarney (ainda se tratando em São Paulo), nem Lobão pai, nem Roseana Sarney compareceram na manhã desta quinta-feira (28). A ex-governadora apenas enviou uma mensagem por telefone ouvida pelos presentes. Roseana, que esta semana estava comprando mangas na Ceasa, alegou que acompanhava o pai em São Paulo. A família Murad, que lançou Andrea como pré-candidata a prefeita, também não passou nem perto.

Câmara volta com novo Regimento

camaramunicipalsaoluisA Câmara Municipal de São Luís retoma as atividades na próxima segunda-feira (1º). A Câmara volta aos trabalhos já com novo Regimento Interno, aprovado após muitas discussões no final do ano passado. A mudança mais significativa é a “Tribuna Popular”. A oportunidade em um dia específico por semana de um membro da comunidade utilizar a tribuna da Casa em sessões ordinárias. No Regimento velho, somente vereadores podem se manifestar em sessões normais. A sessão agora começará às 9h (antes começava às 10h). O pequeno expediente passou de 10 minutos para 5 minutos, sem direito a aparte. Desde que aumentou o número de vereadores, o tempo de fala estava fazendo as sessões extrapolarem o tempo.

E com pressa

Como em todo ano eleitoral, a tendência é que as sessões reduzam a partir de julho. Por isso, é importante que o parlamento não deixe de realizar sessões neste primeiro semestre. Pautas importantes devem entrar em discussão na Casa. Com o tempo de tramitação, os vereadores que querem ter novos projetos sancionados ainda este ano, precisam apresentam logo nas primeiras semanas. O próprio prefeito Edivaldo deve apressar suas matérias mais importantes para que tramitem e sejam aprovadas até o  meio do ano.

Caminhos de Helena Duailibe 

helenaPor falar em Câmara Municipal, a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, é a única entre os eleitos de 2012 que deixou o parlamento para assumir cargo no Executivo. Com o fim do prazo de desincompatibilização se aproximando, fica expectativa para o retorno de Helena à Casa. Mas muito se especula de que a secretária deve permanecer no posto e não ser candidata à reeleição. Secretária de confiança do prefeito Edivaldo, Helena tende a permanecer e seu marido, Afonso Manoel, ser candidato a vereador. Caso seja candidata a vice-prefeita na chapa de Edivaldo, Helena só precisa deixar o cargo em junho. Ainda tem tempo para definir.

Caravana do Bolsa Escola em Coroatá

Foto 4 - Caravana do Governo chega a Coroatá para entrega e desbloqueio dos cartões Bolsa EscolaO governo retomou no mês de janeiro as ações de itinerância do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família). Amapá do Maranhão e Coroatá foram os primeiros a receberem técnicos para aperfeiçoar a entrega e o desbloqueio dos cartões aos beneficiários. Os serviços à população de Coroatá iniciaram, nesta quinta-feira (27) e encerram no sábado (30), no Colégio Estadual Luis Montenegro. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, participou do atendimento aos cidadãos e visitou todos os seis estabelecimentos comerciais habilitados a comercializar material escolar para os mais de 13 mil estudantes que estão recebendo o benefício em Coroatá.

2 pensou em “Política maranhense em notas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *