Provas para ingresso no Ensino Médio na rede estadual serão neste domingo

provasmedioNeste domingo (10), 8.045 candidatos farão as provas do seletivo classificatório para ingresso na 1ª série do Ensino Médio nas escolas do Sistema Público Estadual de Ensino, para o ano letivo de 2016.

As provas serão realizadas nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Balsas, Caxias, Matinha, Timon e Imperatriz, em escolas onde a demanda por vagas é maior que a oferta.

Na Unidade Regional de São Luís (URE São Luís), a maior concorrência por vaga está entre alunos que optaram pelo Liceu Maranhense, 12,92 candidatos por vaga, no turno matutino, e 6,11 candidatos por vaga no turno vespertino.

Na URE Imperatriz, a maior concorrência ocorre no CE Graça Aranha, 4,71 candidatos por vaga no turno matutino. Já na URE Caxias, são 3,09 candidatos por vaga no CE Thales Ribeiro Gonçalves.

Os candidatos farão provas abrangendo os conteúdos dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental, num total de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 questões de Língua Portuguesa, em que serão avaliadas as competências e as habilidades de leitura; de estabelecimento da coerência e coesão no processamento do texto; das relações entre recursos expressivos do texto e entre texto; de reconhecimento das variações lingüísticas e das implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na construção do texto, além de conhecimento lingüístico.

Nas 20 questões de Matemática, os candidatos serão avaliados em suas competências e habilidades para resolver situações-problema em espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações, álgebra e funções.

A meta é preencher as vagas oferecidas para a 1ª série do Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; Ensino Médio (I Etapa – Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante).

Provas

As provas terão quatro horas de duração e o início está previsto para as 13 horas, horário local. Os candidatos devem chegar aos locais das provas com uma hora de antecedência, portando o número de inscrição gerado on-line; original do documento de Identidade ou qualquer documento com foto, incluindo carteira de estudante, e caneta esferográfica transparente de tinta preta.

“É determinação do governador Flávio Dino que as oportunidades de acesso às escolas públicas do Sistema Estadual de Ensino sejam iguais para todos os maranhenses que desejarem ingressar em uma das unidades escolares da rede. E o seletivo é a maneira mais democrática de ingresso nas escolas onde há maior demanda que oferta de vagas”, destacou a Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 15 de janeiro, no endereço eletrônicowww.educacao.ma.gov.br/matricula2016 e www.uema.br/matricula2016.

“Os alunos que não forem classificados para as escolas que escolheram, serão encaminhados para as escolas mais próximas de suas casas, que tenham disponibilidade de vagas. O objetivo do governador Flávio Dino e da Secretária Áurea Prazeres é garantir que todos os jovens do Maranhão estejam na escola”, enfatizou o secretário-adjunto de Gestão Institucional, Williandickson Azevedo Garcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *