Maranhão é um dos únicos Estados sem ameaça da Lei de Responsabilidade Fiscal

O jornal Folha de São Paulo divulgou o risco dos governos estaduais com o alto endividamento, ultrapassando os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Dos 26 estados da Federação, 20 ultrapassaram o limite estabelecido com a folha de pessoal em 2015. O Maranhão é um dos seis que não estão com a corda no pescoço por conta da LRF e é um dos únicos três que conseguiu aumentar a arrecadação em valores corrigidos à inflação.

A matéria da Folha aponta que um dos motivos para o Maranhão equilibrar suas finanças foi a revisão de isenções concedidas no governo anterior. O Paraná, por exemplo, só conseguiu melhoria de arrecadação com um pacote de aumento de impostos.

Seis Estados brasileiros ultrapassaram o limite de alerta (44,1%), 10 estão acima do limite prudencial (46,55%) e quatro já ultrapassaram o limite máximo (49%).

De qualquer forma, todos os estados foram altamente atingidos pela crise econômica e todos tem endividamento elevado. Mesmo se mantendo fora da zona de risco, o Maranhão aumentou os gastos em 6% concedendo aumentos a servidores e convocando novos servidores.

Vale lembrar que 2016 também não será de vida fácil. Em 2015, o Rio de Janeiro atrasou pagamentos de dezembro. Rio Grande do Sul, Tocantins e Sergipe retardaram pagamentos de salário e décimo terceiro.

Mais de 70% dos estados brasileiros ameaçados pela Lei de Responsabilidade Fiscal

Mais de 70% dos Estados brasileiros ameaçados pela Lei de Responsabilidade Fiscal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *