Política maranhense em notas

Blocão governista fechado

rafaelleitoaO Blocão governista teria 26 deputados, mas três pularam fora na última hora. O bloco deverá se formalizado amanhã (4) com 23 deputados e a liderança de Rafael Leitoa (PDT). Os partidos PSC, PT, PCdoB, PSL, PDT, SD, PSD, PRB e PTdoB formarão parte do Blocão com mais da metade dos deputados. Eduardo Braide deixou o Bloco para ingressar em um Bloco “meio governista”.

Segundo Bloco

josimarO outro Bloco formado por descontentes com o governo que não aceitaram participar do Blocão terá 9 deputados e será liderado por Josemar de Maranhãozinho. Os outros membros são Wellington do Curso, Cabo Campos, Eduardo Braide, Sérgio Frota, Stênio Rezende, Vinícius Louro, Antônio Pereira, Carlinhos Florêncio. Será o famoso “independente”.

Blocos da Oposição

adrianoComo já tratado, a oposição terá dois Blocos – se considerarmos o PV oficialmente como oposição. O Bloco PMDB-PROS será liderado por Andrea Murad e terá cinco deputados. O PV ficará sozinho e Adriano Sarney deverá ser indicado líder da bancada Verde. Aliás, o neto de José Sarney não quer nem conversa com a filha de Ricardo Murad. Adriano seria líder do Blocão de oposição, e se disse decepcionado com a traição de Murad.

Partido da Mulher só com homens

cabocamposComo este Blog não cansa de criticar, as conveniências políticas valem muito mais do que ideologias partidárias para definir a legenda. Estão oficialmente filiados ao Partido da Mulher Brasileira – e já está até publicado no Diário oficial da Assembleia – os deputados Cabo Campos e Stênio Resende. O novo partido só ganhou filiações de mandato federal e estadual de homens no Maranhão. Na bancada federal, se filiaram ainda em dezembro Aluísio Mendes, Victor Mendes e Juscelino Filho.

Jogou errado e ainda zangou

braideO deputado Eduardo Braide jogou mal e devia admitir o erro de estratégia. Lutou desde o começo das articulações para tomar a vaga do deputado Othelino Neto como 1º vice-presidente na Mesa Diretora que assumirá só no ano que vem. Com a frente voltada para outro campo, Rafael Leitoa se articulou e levou a liderança do Blocão. Com Othelino praticamente garantido na vaga de 1º vice da Mesa para o próximo biênio, Braide deixou o Blocão e ainda fez outras “birras” para o governo. É preciso saber ganhar e perder.

Composição da próxima Mesa

glaubertcutrimPor falar na Mesa Diretora 2017-2018, a eleição será antecipada e o projeto de autoria do deputado Ricardo Rios é para que o pleito seja realizado a partir de 1º de março. Humberto Coutinho como presidente e Othelino Neto como vice estão praticamente garantidos. Pelo andar da carruagem, Fábio Macedo (PDT) deverá ocupar a segunda vice-presidência e Glaubert Cutrim (PDT) a primeira secretaria.

Atenção familiares de Manoel Lopes Silva em Anajatuba

Leitora do Blog no Pará procura os familiares do idoso Manoel Lopes do Silva. O maranhense vive no município de Itaituba-PA e mora com uma senhora que está sem condições de ajudá-lo. Diante da situação, a assistência social está em busca de seus filhos ou ex-mulher que ficaram em Anajatuba, no Maranhão. São eles: Orizelia Santos Lopes, Angelo Neto Santos Lopes e Josimar Santos Lopes. Caso leiam a mensagem, entrar em contato com Luzia (93) 99183-2877.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *