Política maranhense em notas

Novos secretários serão empossados

flavioempossaO governador Flávio Dino empossa os novos secretários nesta terça-feira (16). A partir de então, a secretaria de Comunicação se une a de Articulação Política e terá como secretário Márcio Jerry. Cultura e Turismo também passam a ser uma só e Diego Galdino será o secretário. Márcio Honaiser assumirá a secretária de Agricultura e Pesca, que também foram unificadas. Felipe Camarão assume a nova secretaria de Governo. As mudanças foram implantadas por Medida Provisória.

Manobra deixa Santa Inês sem administração

sessacamaraA manobra do presidente da Câmara de Santa Inês, Orlando Mendes, licenciando o prefeito preso deixou a cidade em caos administrativo. Santa Inês é a única cidade brasileira sem prefeito. Com uma licença de 30 dias para Ribamar Alves e o vice-prefeito não podendo assumir, a cidade não tem gestor sabe-se lá até quando. Os funcionários não sabem se receberão no final do mês, assim como os fornecedores, a economia está retraída e os serviços públicos travados. O acesso aos cofres municipais está impedido. A esperança de Orlando Mendes é que Ribamar Alves consiga um habbeas corpus antes de ter que empossar o vice. E segura a cidade sem prefeito.

Vice denuncia presidente da Câmara

vicesantainesO vice-prefeito da cidade de Santa Inês, Ednaldo Alves Lima (PT), protocolou na tarde desta segunda-feira no Ministério Público (MP), uma notícia-crime contra o presidente da Câmara de Vereadores, Orlando Mendes (PDT), por crime de prevaricação e improbidade administrativa por conta da manobra favorável a Alves. Além de ter atropelado o regimento para dar licença ao prefeito preso, o presidente cometeu outra infração por não empossar o vice após a oficialização do afastamento.

Liderança de Rafael ameaçada

assembleiaEstava tudo amarrado e o deputado Rafael Leitoa seria o líder do Blocão governista da Assembleia Legislativa. Ainda tem tudo pra ser, mas um movimento ainda pode levar a liderança para o deputado Levi Pontes. O requerimento deveria ter sido publicado nesta segunda-feira (15), mas ainda está em discussão.A hegemonia do PDT é um dos entraves para a liderança. A formação dos Blocos ainda vai render mais um pouco, com repercussão na eleição da nova Mesa Diretora. A primeira secretaria continua muito cobiçada e o ocupante da cadeira ainda é incerto.

Blocão ainda deve aumentar

O Blocão terá mais da metade dos deputados da Casa. Já com 23 deputados, deve chegar a 25. Dois deputados que estão no Bloco de Josimar de Maranhãozinho caminham para o Blocão governista. O deputado Cabo Campos (PMB) e Sérgio Frota (PSDB) começam a se movimentar pelo retorno ao maior bloco da Casa e ter condições de ganhar espaço em comissões ou de brigar por vaga na Mesa Diretora.

Chaguinhas detona companheiro de partido

chaguinhasNa Câmara Municipal, as atividades foram retomadas nesta segunda-feira (15). O vereador Chaguinhas (PSB) fez uma série de críticas aos secretários estaduais de segurança e educação e de forma mais incisiva ao seu companheiro de partido, o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Coelho. O socialista reclamou que já marcou três vezes para falar com Coelho e nunca consegue!

Jornal de Sarney em crise

sarneyEste final de semana foi marcado por um fato histórico no jornalismo impresso do Maranhão: o fim da edição de domingo do jornal O Estado do Maranhão. A aguda crise do sistema de comunicação da família Sarney fez com que o matutino abandonasse a edição preferida do velho oligarca e lançasse a “edição de final de semana”, que começa a circular na tarde do sábado. O fim da edição de domingo já é prática em muitos jornais. Mas um jornal que se orgulhava de seu volume e alcance ter que dar o braço a torcer e se adequar para não pagar as horas extras do final de semana aos funcionários, é a prova da decadência sem as generosas verbas do governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *