Política maranhense em notas

Uma responsabilidade que os bancos se eximem

rogeriocafeteiraO deputado Rogério Cafeteira (PSC) lembrou bem nesta quinta-feira (18) o tamanho da responsabilidade dos bancos nos constantes assaltos a agências bancárias no interior do estado. Muito se cobra da segurança pública enquanto os bancos lucram milhões e não investem em segurança. Isto porque é mais barato o seguro do que investir vigilância. “Em nenhuma agência do interior tem nenhum vigilante e nenhuma monitoração. Agora vejamos, será que os bancos com recordes de lucro, todos os anos, não poderiam manter sua segurança e contribuir? Não. Mas sabe por que, deputada Andréa? Porque para eles é mais lucrativo deixar explodir uma agência, não respeitando a vida dos cidadãos dessa cidade, no momento em que eles focam apenas o lucro. Então os bancos têm uma grande culpa nesse índice de explosões a bancos. Não só aqui no Maranhão, no Brasil inteiro”, afirmou.

Santa Inês com prefeito

prefeitosantainesDesde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18), a cidade de Santa Inês já tem prefeito. O vice finalmente assumiu após determinação judicial. Ednaldo Lima assume o mandato, mas ainda em um clima de muita insegurança administrativa no município. Muitos falam em uma grande reforma e mudanças na equipe até em cargos menores. Até para a economia da cidade não travar, comerciantes pedem para que o prefeito empossado não realize mudanças até o próximo mês, logicamente, até todos receberem seus salários no final do mês.

Sousa Neto não será candidato

sousanetoO deputado Sousa Neto (PROS), que faz política em Santa Inês, tem levado o assunto da conjuntura do município diariamente para a tribuna da Casa. Questionado pelo Blog sobre o novo quadro eleitoral e sua provável candidatura a prefeito, Sousa garantiu que não será candidato. Mas ainda aguarda o desenrolar dos fatos para se posicionar sobre quem apoiará. O genro de Ricardo Murad afirma que tem gratidão e dívida de lealdade com a família Bringel, com a qual fez parceria nas eleições. Porém, a pré-candidata Vianey Bringel está filiada agora ao PSDB, partido da base de apoio ao governo Flávio.

Blocos da Assembleia oficializados

Levi PontesForam publicadas nesta quinta-feira (18) as formações dos Blocos da Assembleia Legislativa. O Blocão, como o Blog já havia adiantado, ficou com 24 deputados. E o deputado Levi Pontes (SD) ficou com a liderança do maior Bloco da Casa, o “Unidos pelo Maranhão”. O bloco de oposição será liderado por Andrea Murad, a bancada do PV por Adriano Sarney, o bloquinho será liderado por Josimar de Marnhãozinho e a bancada do DEM não teve publicação sobre a liderança.

Espaço nas comissões

O Blocão terá amplo domínio tanto para a próxima Mesa Diretora quanto para as comissões. Ainda existe uma dúvida se o Blocão terá cinco ou seis membros na Mesa. Mas com a maioria absoluta, deve fazer prevalecer a interpretação de que tem direito a seis membros. Cada um dos demais Blocos terá direito a um indicado cada. Para as comissões, o Blocão presidirá quatro e os outros Blocos terão direito a uma comissão cada.

DEM e Bloquinho

cesarpiresO DEM acabou ficado isolado por conta da disputa entre os dois deputados do partido: César Pires e Antônio Pereira. Pires garantiu que não ficaria no mesmo Bloco que Eduardo Braide e não aceitou ficar no Bloquinho. Antônio Pereira não queria o Blocão, portanto, o partido ficou só. Existe grande possibilidade de Pires mudar de legenda com a abertura da janela para trocas partidárias. Com a saída do DEM, o Bloquinho que esperava ter nove deputados, ficou com sete: Josimar, Vinícius Louro, Eduardo Braide, Carlinhos Florêncio, Cabo Campos, Stênio Resende e Wellington do Curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *