Castelo é um dos deputados federais mais enrolados com a Justiça

casteloLevantamento feito pela EBC utilizando a plataforma do Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, mostrou a quantidade de processos que respondem os deputados federais, que votaram o processo de impeachment da presidente Dilma. O ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), que é pré-candidato novamente à prefeitura, só perde para Júnior Marreca na bancada maranhense em número de processos.

Dos 513 deputados federais, Marreca e Castelo estão entre os 20 com mais pendências na Justiça. O ex-prefeito de Itapecuru-Mirim tem 12 processos na Justiça. Já o tucano, responde a 11 processos. O partido de Castelo, o PSDB, é o quarto com maior número de processos. São 31 deputados federais tucanos com ocorrências.

Entre os processos que Castelo responde, está justamente o que responde pelo não pagamento dos salários dos servidores em dezembro de 2012. Com determinação de prisão de 2 anos, o processo está no STF com habeas corpus em favor do ex-prefeito.

Os outros crimes dizem respeito a crime ambiental, crime à lei de licitações, dano ao erário, problemas em prestação de contas e enriquecimento ilícito.

Dentre os parlamentares que se posicionaram favoravelmente ao prosseguimento do processo de impeachment, 60% possuem algum questionamento jurídico. Já entre os que votaram a favor do governo, de todos, 62% respondem ou já foram condenados em algum processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *