Pedidos de busca e apreensão para Renan, Jucá e Sarney estão com Teori

sarneySão Paulo – do Valor – O ministro relator da Operação Lava­Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, terá de decidir se vai autorizar o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB­AL), ao senador Romero Jucá (PMDB­RR) e ao ex­presidente da República José Sarney (PMDB­AP), conforme apurou o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor.

Os pedidos foram feitos pelo procurador geral da República Rodrigo Janot, que também solicitou que o STF autorize prisões dos parlamentares. No caso do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), não houve solicitação para buscas, porque o deputado foi alvo de medida de apreensão cumprida no final do ano passado pela Polícia Federal (PF). Janot despachou com Teori antes de apresentar os pedidos ao ministro do Supremo, como já informou o Valor.

As medidas de busca e apreensão são consideradas fundamentais para complementar informações prestadas em delação premiada pelo ex­presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Três filhos de Machado também fizeram delação e apontaram contas no exterior e operações com offshore que envolveriam recursos desviados da Petrobras em benefício dos parlamentares do PMDB. Um deles, Expedito, controla um fundo de investimento com sede em Londres e teria gerenciado movimentações dos valores supostamente originados na estatal.

A base para os pedidos de prisões cautelares da cúpula do PMDB foram as gravações feitas por Machado, que indicaram uma trama por parte dos pemedebistas para os políticos escapassem do alcance da Operação LavaJato. A PGR também sustenta, nos pedidos, que os parlamentares combinariam medidas para esvaziar a investigação. Não há prazo legal para que Teori Zavascki decida sobre os pedidos, nem mesmo no regimento da Corte.

1 pensou em “Pedidos de busca e apreensão para Renan, Jucá e Sarney estão com Teori

  1. Pra mim, com mais esse pedido, Sarney vai esperar só o diploma de ex-presidiário para se aposentar, fechar com chave de ouro, sua vida progressa, para quem já foi tudo na vida, só faltava este último diploma para fecha o curriculum. EX-PRESIDIÁRIO, um diploma muito importante para um político do ‘naipe’ de Sarney. O Brasil tem que sair desse fosso, que é ser chamado de Republiqueta das Bananas, tipo “paiszin” como Paraguai, Honduras, Haiti, ect.
    Homens de bem, com autoridade tem que passa este País a limpo. Mulambos como Sarney, Renan, Jucá, Barbalho, Collor, não tem mais sentido sua existência na política, tem que ser banido, riscado do mapa. Tem que cumprir pena, pagar pelo seus crimes, inadmissível, tanta patifaria praticado por esses calhordas e acreditar que nada possa acontecer com esses canalhas. É impossível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *