Prefeitura de Ribamar realiza I Conferência Municipal do Meio Ambiente

foto 1A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAGRI) realizou, no período de 01 a 03 deste mês, a I Conferência Municipal do Meio Ambiente.

O evento, que fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente de São José de Ribamar, teve como objetivo conscientizar a população acerca da importância do tema e discutir políticas públicas para o setor.

A abertura da Semana aconteceu na quarta-feira, no Parque da Cidade, na sede. A programação foi composta de passeio ecológico com alunos das escolas municipais; oficinas de plantio de sementes e estaca, venda de produtos artesanais confeccionados com materiais reaproveitáveis; atendimento médico com enfermeiros fazendo aferimento de pressão; palestras de nutricionistas sobre alimentos naturais; explanação sobre epidemiologia por sanitaristas; além de instrutores físicos e de dança.

A Conferência teve como tema “Educação Ambiental e Cidadania”. Foram discutidas políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Participaram do evento autoridades de órgão estaduais e federais ligados ao setor, além de ONGs, técnicos e da população em geral.

No primeiro dia, ONGs e entidades ligadas ao meio ambiente puderam se inscrever para pleitear vaga no Conselho Municipal de Meio Ambiente no ato de credenciamento. A abertura foi feita pelo secretário da SEMAGRI, Pedro Oscar, que destacou a importância de eventos nos quais acontece o encontro entre lideranças, poder público e sociedade civil com fim de buscar melhores caminhos para o setor do meio ambiente no município.

Em seguida, a analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Raíssa Azulay, ministrou a palestra “Fortalecimento da gestão ambiental municipal” na qual tratou da criação e acompanhamento dos Fundos Municipais e da participação dos Conselhos na gestão ambiental.

Após a palestra, o regimento interno da conferência foi lido e aprovado e os grupos de trabalhos elaboraram propostas no tema da educação ambiental para a execução na gestão do biênio 2016-2018 do Conselho Municipal de Meio Ambiente a ser formado.

No segundo dia, houve a leitura das indicações dos conselheiros do poder público, entidades de classe, órgãos fiscalizadores e a eleição das ONGs ou entidades ligadas ao meio ambiente para compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Após a eleição, houve a entrega dos certificados de participação e o encerramento com a apresentação cultural do músico Raysé Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *