São João de Ribamar será aberto neste domingo


sao joao 4Uma festa de tradição, com dezenas de brincadeiras genuinamente ribamarenses e que irá movimentar a cidade ao longo de dez dias.

Assim será o São João 2016 de São José de Ribamar, evento promovido pela prefeitura municipal e que será aberto oficialmente na noite deste domingo (19), a partir das 19h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede do município.

A programação completa da festança, que conta com o apoio do governo estadual, pode ser conferida no www.sjr.ma.gov.br

Além do Parque Municipal, a programação acontecerá, até o dia 29, em vários outros arraiais oficiais – Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva), Piçarreira (Viva), Nova Terra, Turiúba, Laranjal, Miritiua, Parque Araçagi, Parque Jair, Vila Sarney Filho – e outros terreiros que também estão recebendo o apoio da prefeitura.

De acordo com o prefeito Gil Cutrim (PDT), mesmo diante da queda constante de recursos, a prefeitura não mediu esforços para realizar a festança que, de acordo com o gestor, além de tratar-se de um evento tradicional do calendário cultural da cidade, fomentará a economia, gerando centenas de novos empregos e movimentando o setor do turismo, por exemplo.

No mês passado, a prefeitura pagou a primeira parcela dos cachês das dezenas de brincadeiras que irão se apresentar no São João. A medida, adotada desde 2011, visa oferecer fôlego financeiro aos grupos para que eles se preparem bem para as apresentações. A segunda parcela será paga após a festança.

“Promovemos e incentivamos todos os eventos do calendário cultural; investimos no apoio as brincadeiras genuinamente ribamarenses; executamos ações no setor da infraestrutura direcionadas ao setor. Realizamos muito e iremos fechar o ano trabalhando pela cultura ribamarense”, comentou Cutrim ao fazer um balanço das atividades desenvolvidas no setor cultural da cidade.

Lava Bois

Já nos dias 02 (sábado) e 03 (domingo) de julho, o período junino no Maranhão será oficialmente encerrado com a realização do tradicional Lava Bois de São José de Ribamar. Este ano, o evento chegará a sua 63ª edição e deverá reunir mais de 100 mil brincantes.

A programação do Lava Bois acontece na sede do município com shows culturais e o tradicional encontro de grupos de Bumba-Boi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *