Temporada do ‘São João de Todos’ encerrou sem ocorrências graves nos circuitos oficiais

policiamilitarAlegria, diversão e segurança para os brincantes, turistas e público que aproveitaram a programação do ‘São João de Todos’ da capital. O festejo chegou ao encerramento neste sábado (2), se consagrando como um dos mais tranquilos e seguros já realizados. Foram 14 arraiais oficiais em atividade, sendo quatro organizados diretamente pelo Governo do Estado e os demais apoiados pela gestão nos Vivas de 10 bairros.

O policiamento efetivo durante os dias de festejo permitiu que os números de ocorrências fossem zerados no circuito oficial. O resultado positivo do trabalho é fruto do planejamento estratégico das polícias – Civil, Militar e Corpo de Bombeiros – desenvolvido para o período. “Preparamos um esquema que garantiu a segurança total para o público e o resultado é que nenhuma ocorrência grave foi registrada neste período, no circuito oficial”, ressaltou o coronel Pedro de Jesus Ribeiro, comandante do Policiamento Metropolitano de Área I (CPAM I).

O comandante reitera que em todos os locais a polícia ficou atenta e de prontidão para prevenir e conter ocorrências. Equipes da Polícia Militar se concentraram na cobertura dos arraiais oficiais Donato Alves (Ipem), Humberto de Maracanã (Parque Folclórico da Vila Palmeira), Mestre Marcelino (Praça Nauro Machado) e Praça Maria Aragão – ambos no Centro Histórico – e mais os Vivas nos bairros. “Destacamos um policiamento preparado e devidamente equipado para atender aos casos e prestar auxílio à população”, disse o comandante Pedro Ribeiro.

“Concentramos os grupamentos em pontos estratégicos dos arraiais, onde havia maior concentração de público, e assim conseguimos conter atos de criminalidade e violência”, destacou Pedro Ribeiro. As entradas, saídas e áreas de estacionamento foram alguns dos pontos monitorados permanentemente pela polícia. Paralelamente, a Polícia Civil manteve as delegacias dos bairros e os plantões funcionando em regime intensificado para o registro de casos diversos. Segundo dados do setor de Estatísticas, não houve ocorrências graves nos arraiais neste período.

A delegada geral adjunta de Polícia Civil, Adriana Amarante, pontuou que a tranquilidade nos arraiais foi resultado do esforço conjunto entre as forças de Segurança do Estado, que inclui as polícias Civil, Militar e Corpo Bombeiros. “Para este período realizamos plantões extras, destacamos equipes para operações nas ruas e nas proximidades dos arriais, que atuaram também em outras atividades com fins a prevenir casos”, reitera.

Policiamento

Garantiram a segurança dos circuitos juninos equipes de 30 policiais militares que entre a série de ações realizaram vistorias, abordagens, monitoramento com viaturas, motocicletas e policiamento também a pé. No reforço para o Arraial do Ipem, atuou ainda o efetivo da Cavalaria Militar. Já nos festejos dos Vivas foram seis equipes em cada noite, trabalhando com reforço de viaturas e motocicletas.

O efetivo do Comando de Policiamento Metropolitano de Área II (CPAM II) também atuou nos festejos. No reforço à ação das polícias foram parceiros a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Blitz Urbana; além das secretarias de município e estado da Saúde, Trânsito e Transportes, Turismo, Cultura e o SAMU; e ainda, associações dos grupos folclóricos. O ‘São João de Todos’ teve início dia 17 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *