Weverton Rocha é o parlamentar maranhense mais influente no Congresso Nacional

wevertonBlog Marrapá – O deputado federal Weverton Rocha (PDT) foi escolhido o parlamentar maranhense mais influente do Congresso Nacional e o único a ocupar a lista dos 100 mais importantes do país, segundo o ranking do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgado nesta quarta-feira (3).

O DIAP  atua junto aos poderes da República, em especial no Congresso Nacional e, excepcionalmente, junto às assembleias legislativas e câmaras de vereadores, “no sentido da institucionalização e transformação em normas legais das reivindicações da classe trabalhadora”. Além de fiscalizar a atuação de senadores, deputados e vereadores. Os “cabeças” do Congresso Nacional, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades estabelecidas pelo DIAP, para definir essa classificação.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, está a capacidade de conduzir debates e negociações, justamente a qualidade que mais fez Weverton Rocha se destacar em Brasília.

O pedetista se notabilizou por ter sido um dos líderes do Governo Dilma (PT) na Câmara Federal e do próprio PDT, pela sua atuação na defesa do mandato da presidente e sua influência sobre outros parlamentares. Também contribuíram para esse reconhecimento, o fato de ser um dos mais assíduos nas sessões da Câmara e pela frequência que utiliza a tribuna.

Weverton ultrapassou os senadores do Maranhão João Alberto (PMDB), Edison Lobão (PMDB) e Roberto Rocha (PSB) que também tiveram os nomes inclusos na pesquisa. E ficou ao lado de figuras como o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

O levantamento inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2016.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *