A importância dos candidatos serem questionados por jornalistas

braideNo Maranhão, é praxe políticos atacarem jornalistas tentando os desqualificar sempre que são confrontados com assuntos que incomodam. Neste sábado (15), tivemos mais uma demonstração do formato antigo de tentar desqualificar a imprensa para fugir de assuntos delicados.

Não tem como não reportar à célebre frase de Acácio Ramos. “Repórteres, meu senhor, são pessoas que perguntam”. Cabe ao homem público responder às questões que são de interesse público e quando achar que não deve ou não pode responder, se abster.

O candidato Eduardo Braide (PMN) foi sabatinado neste sábado por jornalistas com a mesma firmeza de questionamentos que sempre fazem com qualquer candidato. Ainda assim, Braide respondeu com grosseria ao jornalista John Cutrim, tentando desqualificá-lo pelo fato de ser funcionário da prefeitura (onde trabalha muito antes da atual gestão). Depois, em mais uma das muitas contradições do candidato, reconheceu o bom profissional que é o blogueiro.

O candidato exige tanto a oportunidade de debate e teve neste sábado (15) esta oportunidade de debater com jornalistas. Sobre o seu programa de governo, existe a propaganda eleitoral. A sabatina é um ferramenta para o eleitor ver o candidato questionado com temas que não são agradáveis. É o momento onde o candidato deve ser desnudado pelo contraditório. Questões que são de interesse da população e não estão no horário eleitoral devem ser abordadas.

E sempre que o candidato se irrita e passa a atacar quem pergunta, apenas demonstra que as perguntas, de fato, deveriam ter sido feitas. E assim aconteceu na sabatina do Resenha. O eleitor ficou sem as respostas efetivas sobre várias questões. Com a postura de quem sempre foi treinado para falar com confiança sem dizer nada, Braide não explicou porque as praias estavam poluídas quando foi presidente da Caema, não explicou como fez seus acordos de apoios no segundo turno, fugiu sempre do tema “João Castelo”, não disse como foi escolhido seu vice, não explicou a falta de emendas para São Luís.

O candidato também tentou desqualificar a TV Difusora. Ora, por esta lógica o outro candidato à prefeitura de São Luís poderia tentar desqualificar os jornalistas que o entrevistaram na sabatina do jornal O Estado do Maranhão, já que, notadamente, o sistema Mirante de Comunicação é favorável ao candidato Eduardo Braide. Mas os três jornalistas que o sabatinaram, assim como os da Difusora, são profissionais sérios e que merecem respeito. Por isso, o candidato não fez tais ilações diante de todos os duros questionamentos.

São nas sabatinas e entrevistas que a população conhece os candidatos. Não tem melhor oportunidade para o eleitor ver quem é o candidato sem a maquiagem da propaganda eleitoral.

Sobre os ataques de Braide à TV Difusora, a emissora se manifestou por editorial na noite deste sábado (15). Veja:

8 pensou em “A importância dos candidatos serem questionados por jornalistas

  1. MENOS, NÉ, CLODOALDO DINO!!
    BRAIDE ESTAVA NA COVA DOS LEÕES.
    SÓ JORNALISTAS ALINHADOS AOS 2 GOVERNOS. ATÉ PARECE QUE OS ENTREVISTADORES FORAM AS VÍTIMAS.

  2. Esta muito óbvio que estão fazendo de tudo para tentar desmoralizar o candidato, começando pela TV aberta e terminando peloa blogueiros. A outra emissora também está fazendo isso com o atual prefeito, mas a difusora está fazendo com muito mais afinco. Parabenizo o blogueiro por aceitar todos os comentários, não só os elogiosos, como outros blogs fazem.

  3. Esse Braide trás no DNA o ranço dos Sarney’s. A grande verdade é que não passa de um produto fabricado para iludir o eleitor com a marca do novo como Sarney fez nos idos de sua eleição para governador quando derrubou a oligarquia de Vitorino Freire. Para saber quem realmente é Eduardo Braide e como age e faz política sua família, pesquisem como foram feitos os desvios de dinheiro da prefeitura de Anajatuba. Com a palavra a Polícia Federal. …

  4. Eu acho que os jornalistas se comportaram bem o candidato da mentira que tava muito nervoso e não respondeu nada por nada mais enrolou ele não tar preparado pra governar são Luís

  5. Esse candidato é muito espertinho, agora que tão mechendo nas feridas dele, que por sinal são muito grandes. Fica se fazendo de vítima e ainda vai pra TV aberta passar vergonha!!!! Seu fraco, ignorante, prepotente!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *