Após recado das urnas, Eliziane retoma agenda popular e vota contra PEC do Teto

eliziane-gamaA deputada federal Eliziane Gama (PPS) teve o voto mais surpreendente na votação da PEC que limita o gasto público, na Câmara Federal. A PEC é extremamente prejudicial ao servidor público federal, que deverá ter os salários congelados por 20 anos. Também trará menos investimentos à saúde e educação, já que limita os gastos para o índice da inflação do ano anterior. Ou seja, pouca inflação, pouco investimento.

Como era de esperar, o governo ilegítimo de Michel Temer atropelou e venceu com 366 votos a favor contra 111 que disseram não à PEC. Da bancada do Maranhão, apenas Eliziane e os deputados de oposição a Temer Weverton Rocha (PDT), Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Zé Carlos (PT) votaram contra.

O recado das urnas na eleição de São Luís recolocou Eliziane na agenda que a tornou destaque na Assembleia Legislativa: a das minorias e dos mais pobres. Todas as pesquisas qualitativas mostravam que muito mais do que a aliança com Castelo, o que mais destruiu Eliziane nas eleições de 2016 foi encorpar a agenda da direita contra as classes menos favorecidas. O voto a favor do impeachment da presidente Dilma “pelo Maranhão” e seu enfrentamento rígido ao governo petista em favor do que há de mais conservador e atrasado no país retiram Eliziane do eixo onde se encontrava seu eleitorado.

Agora, mesmo contrariando seu partido, a deputada se recoloca na agenda que condiz com sua própria história de superação sendo voz dos que não têm esse direito em um parlamento formado em sua maioria por políticos tradicionais, elitistas e alinhados aos interesses do grande capital.

Veja como votaram os deputados maranhenses em relação à PEC do Teto:

Alberto Filho – PMDB – Sim
Aluisio Mendes – PTN – Sim
Cleber Verde – PRB – Sim
Davi Alves Silva Júnior – PR – Sim
Eliziane Gama – PPS – Não
Hildo Rocha – PMDB – Sim
Ildon Marques – PSB – Sim
João Castelo – PSDB – Sim
João Marcelo Souza – PMDB – Sim
José Reinaldo – PSB – Sim
Juscelino Filho – DEM – Sim                                                                                               Junior Marreca – PEN – Sim
Pedro Fernandes – PTB – Sim
Rubens Pereira Júnior – PCdoB – Não
Victor Mendes – PSD – Sim
Weverton Rocha – PDT – Não
Zé Carlos – PT – Não

Waldir Maranhão não votou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *