Segurança: Operações de Natal e Réveillon terão reforço de 800 policiais por dia

segurancaAs comemorações de fim de ano se aproximam e o planejamento para que a população se divirta com tranquilidade no período está garantido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA). Serão realizadas duas ações – ‘Natal Seguro’ e ‘Operação Réveillon’ 2016 – que contarão com o policiamento estratégico das equipes das polícias Militar e Civil. As operações têm parceria com órgãos municipais e estaduais da Cultura, Turismo e Trânsito. As ações iniciam no em dezembro e prosseguem até 2 de janeiro.

Foram destacados mais de 800 policiais por dia, nas operações durante os eventos de fim de ano. Este efetivo a mais se soma às equipes de rotina que já atuam na contenção de casos na Região Metropolitana. O trabalho da Militar no período inclui barreiras policiais nas grandes avenidas e demais vias de grande fluxo; abordagens a pessoas, coletivos e demais veículos; e instalação de barreiras.

Na operação ‘Natal Seguro’ serão desenvolvidas ações específicas de policiamento ostensivo em bairros com grande atividade comercial como a Cohab, São Francisco, São Cristóvão, João Paulo e Centro. O trabalho vai ser intensificado, também, no centro comercial nos dias que antecedem as festas natalinas. “Na semana que antecede o Natal, a Rua Grande, principalmente, tem seu fluxo triplicado e merece uma atenção mais redobrada. Já estamos com o plano de distribuição do efetivo para que todas as áreas sejam atendidas”, afirmou o coronel Pedro Ribeiro, Comandante do Cpam I (Comando de Policiamento de Área Metropolitana).

Para o Ano Novo, a ‘Operação Reveillon’ vai concentrar todo o policiamento da área metropolitana na orla marítima da cidade, partindo da Praia da Guia até São José de Ribamar. Paralelamente, está mantido o policiamento de rua com as incursões nos bairros. O comandante do CPAM 1 destacou que na virada do ano, as praias são os pontos com maior concentração de pessoas e o trabalho é redobrado.

Equipes ficarão de prontidão na Avenida Litorânea, onde geralmente há programação cultural com shows artísticos. Serão montadas três barreiras de contenção na avenida para revistas a pessoas e veículos. O trabalho vai ser coordenado pelas equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que se concentra a partir da descida do parquinho cobrindo todas as entradas do circuito. “Só vai entrar no circuito quem passar pelas barreiras”, enfatizou Pedro Ribeiro.

“Temos conseguido garantir um festejo tranquilo para a população contendo as ocorrências. Ano passado, por exemplo, o trabalho da polícia foi muito elogiado pelo índice zero de ocorrências no circuito”, lembra Pedro Ribeiro. Os retiros religiosos também receberão as ações da Segurança. “Todo final de ano recebemos solicitação dos organizadores destes eventos e sempre prestamos apoio”, ressaltou o comandante do Cpam 1.

A Polícia Civil vai manter delegacias de plantão para o atendimento à comunidade, principalmente no Reveillon, quando a movimentação é mais intensa. O trabalho da Segurança será realizado com apoio das secretarias de Cultura do Estado (Sectur) e município (Secult); Secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Trânsito e Transportes (SMTT); Blitz Urbana; Vigilância Sanitária; Corpo de Bombeiros; e Cemar. A população também pode colaborar pelo 190, por meio do número no Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo ‘Byzu 2.0’, compatível com todos os sistemas operacionais.Os canais estão disponíveis 24 horas, todos os dias da semana. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *