As ações de Teori Zavascki com reflexos no Maranhão

Teori Zavascki passou pouco mais de quatro anos na Suprema corte brasileira. O ministro ganhou destaque por ser relator da Lava Jato. Zavascki, morto nesta quinta-feira em um acidente aéreo em Paraty (RJ), tomou decisões envolvendo políticos graúdos do Maranhão durante sua passagem no STF

O Blog relembra os principais momentos de Teori envolvendo o Maranhão.

Abertura de investigação contra maranhenses

Em março de 2015, Zavascki abriu a investigação contra 49 autoridades na Lava Jato. Entre os investigados estavam Roseana Sarney, Edison Lobão e Waldir Maranhão por suspeitas de desvios da Petrobras.

Waldir na presidência da Câmara

Em maio de 2016, Teori determinou o afastamento do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, colocando do colo de Waldir Maranhão (PP) a presidência da Casa. Ele alegou que Cunha estaria usando o cargo para atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Conspiração contra Lava Jato

Também em maio do ano passado, Nas conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, Sarney, Romero Jucá e Renan Calheiros tramavam como acabar com a operação Lava Jato e Zavascki foi citado pelo trio. Sarney tentou articular uma aproximação com o ministro para tentar estancar a Operação, mas reclamava que Zavascki era muito difícil a conversa.

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, pediu prisão prisão de Renan e Jucá e de tornozeleira eletrônica para Sarney. O próprio Zavascki negou o pedido.

Arquivamento do processo de Roseana

No fim de novembro do ano passado, Zavascki arquivou os processos da Lava Jato contra Roseana Sarney e Lobão a pedido de Rodrigo Janot. Os dois maranhenses foram citados em esquema de lavagem de dinheiro e corrupção na Operação Lava Jato, mas o procurador geral da República considerou que não haviam provas suficientes que justificassem a continuidade das investigações.

Medalha do TJMA

Zavascki esteve no Maranhão e recebeu medalha Cândido Mendes do Tribunal de Justiça do Maranhão no final de setembro do ano passado. Também foi recebido no palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino.

1 pensou em “As ações de Teori Zavascki com reflexos no Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *