Ações de combate a assaltos a bancos reforçadas no Maranhão

Os investimentos em ações estratégicas, a convocação de novos policiais e o treinamento de grupos específicos dentro da corporação da Polícia, resultaram em 237 prisões de suspeitos de assaltarem bancos no Maranhão em 2016. O número representa 63% a mais do que foi realizado pela polícia em 2015, quando 149 criminosos foram identificados e presos. Já os números de explosões de caixas eletrônicos no interior do estado, reduziu em 18% em 2016, se comparado com o ano de 2015.

“Além de qualificar a tropa para atuar de frente contra este tipo de criminoso que assalta bancos e explodem caixas eletrônicos, o Governo do Maranhão têm investido na compra de novos equipamentos, a exemplo das munições especiais que foram adquiridas e a compra de mais 300 novas viaturas que foram incorporadas em 2016. Com a integração das Polícias e os investimentos nossa intervenção policial tem alcançado bons resultados e continuaremos a intensificar a força tarefa para a identificação e captura dos praticantes de roubos”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.

“Foi, e, tem sido, um grande investimento do Governo no que se refere à polícia. Desde o ano passado houve um primeiro investimento em relação ao Departamento de Roubo a Banco, localizado na Superintendência de Investigações Criminais (Seic), onde só se investiga casos ocorridos em instituições bancárias. Com o investimento do atual governo, passamos a ter, neste departamento, de um delegado para dois delegados, de um escrivão para dois escrivães e de três investigadores para 12 investigadores”, explicou o delegado e coordenador da Seic, Tiago Bardal ao falar sobre os resultados positivos.

O delegado ressalta, ainda, que assim que o governador Flávio Dino assumiu a gestão, todos os investigadores passaram por treinamento, encontros em Brasília, na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), onde participaram com delegados de todo o Brasil, especializados em investigar roubos.

No primeiro mês de 2017, nenhuma explosão a caixas eletrônicos foi registrada. A integração do departamento de roubo a bancos do Maranhão com outros estados, pois, de acordo com o delegado Tiago Bardal, a maioria das quadrilhas que agem em bancos são interestaduais. “Roubam no Maranhão, fogem para o Pará, roubam no Pará e fogem para o Maranhão. Eles fazem um revezamento nos estados vizinhos. Às vezes o que acontecia era que a mesma quadrilha que nós estávamos investigando, o Pará também estava. Nós tínhamos algumas informações que o Pará não tinha e vice-versa. Então, com a integração que há, hoje, entre o Maranhão, o Pará, o Piauí, o Tocantins e a Bahia, está tendo essa resposta rápida. Com base nas informações, sabendo o tipo de armamento e o modus operandi desses criminosos”, explicou o delegado e coordenador da Seic, Tiago Bardal.

Grupamento Especial

Estrategicamente, no intuito de reforçar as ações de combate ao crime organizado no interior do estado, duas equipes, com mais de 60 homens foram treinados e especializados pelo Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar) e atuam nas regiões de Presidente Dutra e Bacabal. Estes policiais foram formados e integram o Comando de Operações de Sobrevivência. Eles possuem habilidades para atuar no campo de inteligência e no combate a assaltos à instituição financeira, além de policiamento ostensivo e incursões com abordagens nas rodovias maranhenses.

Com o treinamento dos homens do Cosar, em 2016, foram realizadas a apreensão de mais de 80 armas de fogo e recuperação de R$ 85 mil. Foram mais de 4 mil abordagens durante o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *