Projeção real de queda do PIB 2016 é 4,8%; para 2017, crescimento de 2,7%

A projeção de queda do PIB apontada no jornal O Estado do Maranhão não condiz com estudos de tendência de queda em todo o país. Segundo o instituto “Tendências”, apontado pelo EMA, a projeção de queda do Produto Interno Bruto do Maranhão de 2016 é 6,9%, quando o número do Instituto Maranhense de Estudos Socieconômicos e Cartográficos aponta estimativa de queda de no máximo 4,8% em 2016. O número oficial do IBGE só será divulgado em novembro de 2018.

O instituto Tendências tem como sócio Mailson de Nóbrega, que foi ministro de Sarney. Isso explica os números discrepantes.

Claro que a queda existe e entre os fatores que ajudam a explicar essa estimativa, está a quebra de safra de grãos no Estado em 2016, em função da forte estiagem ocasionada pelo fenômeno El Niño, e responsável isoladamente por 2,8 pontos percentuais da redução do PIB estadual naquele ano.

Mas a perspectiva de 2017 já é de crescimento de 2,7%.

EMA se recusou a publicar resposta

Essas explicações foram dadas ao Jornal O estado do Maranhão pelo governo que enviou nota às 18h45 de ontem. O dead line (prazo máximo para recebimento da resposta) era às 19h. Ainda assim, o jornal publicou que o Governo “ignorou os questionamentos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *