Política maranhense em notas

A saúde de hoje de ontem no Maranhão

O deputado Rogério Cafeteira rebateu as acusações da deputada Andrea Murad sobre superfaturamento de remédios da EMSERH. Cafeteira lembrou a diferença de como é conduzida a saúde hoje e há pouco tempo quando o ex-secretário foi alvo de investigação da Polícia Federal por desvio de mais R$ 1 bilhão. Ele a desafiou a provar alguma ilicitude do governador ou do secretário Lula.

Licitação para medicamentos

Cafeteira explicou que as empresas contratadas nem sempre concordam com as atas aderidas pela Secretaria de Saúde, por não serem obrigadas a fazerem a mesma adesão e, por este motivo, apresentam diferenciação no valor registrado nas atas. “Ou o Estado para os tratamentos de oncologia, que é o caso que estamos tratando, ou ele compra no preço que o fornecedor exige. Infelizmente é assim”, lembrou o líder governista. Ele lembrou que as OSCIPs e OSs de Ricardo Murad não tinham que passar por licitação.

Josué Pinheiro eleito

O Blog adiantou ainda no domingo (5) e foi confirmado na eleição desta segunda. Josué Pinheiro (PSDB) foi eleito 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís. Josué teve 27 votos contra apenas 4 do candidato Sá Marques. Votaram no notato apenas ele mesmo, além de Marcial Lima (PEN), César Bombeiro (PSD) e Umbelino Junior (PPB).

Recesso e mudanças

O presidente da Casa, Astro de Ogum (PMN) falou sobre o período em que a Câmara esteve de reforma e afirmou não ter tirado um dia sequer de descanso para que o parlamento estivesse em plenas condições. Astro anunciou a mudança do sistema elétrico e o novo painel eletrônico com voto eletrônico que estará disponível em 10 dias. Astro anunciou também o acervo digital do parlamento e a criação do Expresso da Cidadania, um trabalho itinerante que levará as discussões para dentro dos bairros. “Nada mais democrático do que uma ação como essa”.

Contas de ex-prefeitos

Uma cobrança antiga desde a gestão do ex-presidente Isaías Pereirinha (PSL) é para que a Câmara Municipal coloque em julgamento as contas dos ex-prefeitos de São Luís. Desde a gestão de Conceição Andrade existem contas para serem julgadas pelo parlamento. Astro afirmou que firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público e as contas dos ex-prefeitos Conceição, Jackson Lago, Tadeu Palácio, João Castelo e Edivaldo Holanda Júnior (primeiro mandato).

Parceria entre TCE e Assembleia

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), visitou o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Ribamar Caldas Furtado. Eles conversaram sobre a possibilidade de uma parceria que possibilite mostrar à sociedade o trabalho realizado pelo TCE por intermédio da TV Assembleia. “Vamos aprofundar essa discussão e buscar a forma de concretizá-la. É de fundamental importância que a sociedade tome conhecimento do relevante serviço prestado pelo TCE”, afirmou Othelino.

Parada maranhense de Mulheres

O Fórum Maranhense de Mulheres promove no Dia 8 de Março na Praça Deodoro a “Parada Maranhense de Mulheres”, para reivindicação por igualdade de direitos, contra a reforma da previdência, contra o feminicídio, o racismo, a  homofobia, contra o patriarcado, o machismo e todo tipo de preconceito de gênero. Ativistas feministas do mundo inteiro vão aderir ao movimento  que  é um grito contra a cultura de estupro,  contra a violência de gênero, o machismo, o patriarcado etc. Dos 25 países com maior taxa de feminicídio no mundo, 14 estão na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *