Fachin arquivou o processo e não determinou encaminhamento da citação de Flávio ao STJ

Relator da Lava Jato apenas autorizou PGR a utilizar documentos das citações de Flávio em possível Ação no STJ e encerrou o caso no Supremo.

Diferente do que foi noticiado pela imprensa nacional, o ministro relator da Lava Jato, Edison Fachin, não encaminhou investigação sobre as citações de Flávio Dino em delação premiada para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas determinou o arquivamento da citação. Até porque os únicos pedidos da Procuradoria Geral da República diziam respeito à quebra do sigilo e que autorize a possivelmente entrar com ação no STJ.

Do jeito que foi colocado que o ministro Fachin encaminhou as investigações de nove governadores mencionados para o STJ, dá a entender que o relator da Lava Jato tenha oferecido juízo de valor entendendo a necessidade de julgamento dos citados.

Mas o despacho apenas quebra o sigilo e dá autorização para que a PGR utilize as delações caso queira acionar o STJ para investigar. Fachin deixa claro que sua deliberação não tem relação com a questão de competência do STF para investigação de governadores, e que, inclusive, a investigação ou não pode ser reavaliada na instância própria. “Registro que a presente deliberação não importa em definição de competência, a qual poderá ser reavaliada nas instâncias próprias. Atendidas as providências, arquive-se”, afirmou Fachin no despacho.

Agora, cabe à PGR acionar ou não o STJ e ao tribunal abrir ou não investigação. A história de Edison Fachin com o caso acabou.

2 pensou em “Fachin arquivou o processo e não determinou encaminhamento da citação de Flávio ao STJ

  1. Ainda bem, nosso governador tenho certeza como todos os políticos citados são inocentes; políticos no Brasil não mentem, não roubam, não aceitam propina, não fazem nenhuma ação que possa configurar crime isso é coisa desses delatores que não têm o que fazer. Essa imprensa de direita que é culpada no próximo ano nas eleições essa turma de políticos vai ver se a mentira vai prevalecer sobre a vetdade?

  2. Pois é Maria Helena politico querendo voltar ao governo não mente, não rouba, eu até acho que a familia sarney é a mais honesta, fez um bem danado ao nosso Maranhao, deveriam está na cadeia esses sarneys bandidos,.a gente não por falar, ou não critica por criticar, quem diz que arquivou foi o proprio Ministro Fachim, eu acho que você deva saber lê, leia a decisão do Ministro e pare de falar abrobinhas, se não souber lê ligue para o Gabinete do Ministro e pergunte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *