Aluísio Mendes esteve no local do confronto entre índios e agricultores minutos antes

Fontes do blog confirmam a versão de que o deputado federal Aluísio Mendes foi um dos incentivadores da violência ocorrida entre agricultores e indígenas no povoado de Baías, em Viana. De acordo com a fonte, o parlamentar, acompanhado de dois policiais federais à paisana, esteve na propriedade tentando dialogar com os indígenas antes do conflito.

Com a negativa dos Gamelas em deixar o território, Aluísio Mendes então teria incentivado os agricultores a exercer seu direito civil – por não ter, por parte das autoridades federais, resposta sobre a situação – e partir para a violência para retomar o que era deles.

O confronto deixou cinco gamelas e dois agricultores feridos e por pouco não se transformou em uma tragédia.

A informação é a mesma dada por uma indígena o vídeo abaixo. De acordo com ela, foi o deputado Aluísio Mendes quem criou essa situação de conflito. “Ele disse que já que Polícia Militar, Federal, ninguém resolvia, eles iam resolver. E desceu e saiu na frente e o povo tudo atrás”, relatou ela.

A Gamela disse ainda que, após descer do palanque onde insuflava os agricultores, para o confronto, o povo o seguiu. “Ele desceu, saiu na frente e o povo tudo atrás. Quem ia de carro, ia, começaram a agarrar uma arma dentro de uma D-20. E aí foi que aconteceu tudo isso”, explicou a índia.

O encontro de informações coloca o deputado Aluísio Mendes ainda mais no centro da confusão ocorrida em Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *