Encontro com vereadoras debate políticas públicas para mulheres

Reunião serviu para discutir proposta de criação de Secretaria de Políticas Públicas

Um  encontro realizado na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), na manhã de terça-feira, de iniciativa da Bancada Feminina, teve o objetivo de debater Políticas Públicas voltadas às Mulheres da capital maranhense.

A reunião coordenada pela vereadora Bárbara Soeiro (PSC) reuniu as vereadoras Fátima Araújo (PCdoB) e Concita Pinto (PEN), entre outras mulheres  interessadas em debater os avanços e os desafios na construção de equidade de gênero.

Um dos assuntos que estiveram em pauta foi a proposta de autoria de Bárbara Soeiro que trata da implantação de uma Secretaria de Políticas Públicas no âmbito da Prefeitura de São Luís para buscar, de fato, a legitimação da mulher no município que tem 53.18% da sua população formada por pessoas do sexo feminino.

Além das parlamentares, estiveram presentes Dra. Vânia Albuquerque, Coordenadora Municipal da Mulher; Dra. Simone Sousa, Psicóloga de Formação do Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência de São Luís; Dra. Kazume Tanaka, Coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado; e a Professora Mary Ferreira, Representante do Fórum Mulher da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na condição de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e Protagonização da Mulher do Parlamento Ludovicense, Bárbara iniciou a reunião enfatizando a importância de disseminar a informação sobre as políticas públicas voltadas às mulheres.

“Nossa intenção, a partir desse encontro, é contribuir para disseminar a informação sobre a importância dos investimentos em políticas públicas voltadas às mulheres”, frisou a líder do PSC na Casa.

Já a delegada Kazume Tanaka destacou que a reunião teve grande importância, sobretudo, porque serviu para reforçar a situação das políticas públicas abrangendo várias áreas como educação, saúde segurança, assistência social, inclusão e mercado de trabalho.

“Mesmo diante dos avanços, ainda temos muitos desafios para vencer principalmente em São Luís e essa reunião teve grande importância, sobretudo, porque serviu para reforçar a situação das políticas públicas abrangendo várias áreas como educação, saúde segurança, assistência social, inclusão e mercado de trabalho”, mencionou a delegada que coordena  as Delegacias da Mulher do Estado

Na ocasião, vários encaminhamentos foram apresentados ao final do encontro. Entre eles a reunião da bancada feminina com o prefeito Edivaldo Júnior, onde na oportunidade será apresentado ao chefe do executivo municipal o requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara, solicitando a implantação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas da Mulher de São Luís.

2 pensou em “Encontro com vereadoras debate políticas públicas para mulheres

  1. Esse debate sorbre as políticas voltadas para as mulheres deve ser realizado uma vez por mês, é uma minoria que ainda não têm representativa em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *