Governo levará 2,4 mil estudantes ao Festival Guarnicê de Cinema

Cerca de 2.400 estudantes da rede estadual de ensino participarão das atividades da 40ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que será realizado a partir da próxima segunda-feira (5), no Teatro Cidade, em São Luís. A ação é resultado da parceria entre o governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entidade promotora do evento.

Com o objetivo de difundir as produções audiovisuais e promover o intercâmbio entre cineastas de países ibero-americanos e de língua portuguesa, o festival é uma das ações mais significativas de arte e cultura no país. Em 2017, o evento completa 40 anos dedicados, exclusivamente, à sétima arte, tornando-se, assim, referência para produtores e realizadores, em âmbito nacional.

Um dos focos do Guarnicê é a formação de plateia, possibilitando aos jovens acesso às produções fílmicas nacionais, o que fortalece a Lei Federal Nº 13.006, que trata da exibição de filmes de produção brasileira, nas escolas de ensino básico.

O evento será realizado até sexta-feira (9), das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e contará com duas Mostras: ‘Guarnicezinho’ e ‘Jovem’, voltadas, respectivamente, para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Além de assistir aos filmes, os estudantes terão a oportunidade de prestigiar exposições e conhecer artistas e produtores do audiovisual.

“Os filmes têm boa aceitação por parte dos estudantes, promovem reflexões e leitura crítica sobre temáticas atuais. Portanto, oportunizar a participação dos alunos no Guarnicê, é contribuir ainda mais com o processo educativo e de formação cidadã dos jovens da rede pública”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *