Cerca de 2.400 estudantes da rede estadual de ensino participarão das atividades da 40ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que será realizado a partir da próxima segunda-feira (5), no Teatro Cidade, em São Luís. A ação é resultado da parceria entre o governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entidade promotora do evento.
Com o objetivo de difundir as produções audiovisuais e promover o intercâmbio entre cineastas de países ibero-americanos e de língua portuguesa, o festival é uma das ações mais significativas de arte e cultura no país. Em 2017, o evento completa 40 anos dedicados, exclusivamente, à sétima arte, tornando-se, assim, referência para produtores e realizadores, em âmbito nacional.
Um dos focos do Guarnicê é a formação de plateia, possibilitando aos jovens acesso às produções fílmicas nacionais, o que fortalece a Lei Federal Nº 13.006, que trata da exibição de filmes de produção brasileira, nas escolas de ensino básico.
O evento será realizado até sexta-feira (9), das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e contará com duas Mostras: ‘Guarnicezinho’ e ‘Jovem’, voltadas, respectivamente, para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Além de assistir aos filmes, os estudantes terão a oportunidade de prestigiar exposições e conhecer artistas e produtores do audiovisual.
“Os filmes têm boa aceitação por parte dos estudantes, promovem reflexões e leitura crítica sobre temáticas atuais. Portanto, oportunizar a participação dos alunos no Guarnicê, é contribuir ainda mais com o processo educativo e de formação cidadã dos jovens da rede pública”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.