Reforma política é debatida na Assembleia do Maranhão

Vereadores de municípios de diversas regiões do Estado reuniram-se em São Luís, na última sexta-feira (11), para discutir sobre projetos da Reforma Política em tramitação no Congresso Nacional.  O evento, promovido pela União de Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão, foi realizado no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, com a presença do deputado estadual Rafael Leitoa (PDT) e dos deputados federais Rubens Júnior (PCdoB) e Luana Alves (PSB) e do secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin.

O presidente da União de Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão, Asaf Sobrinho, e a presidente da Câmara de Senador La Rocque, Maricélia Menezes, fizeram a abertura do evento, juntamente com o deputado Rafael Leitoa, relator da comissão especial da Assembleia Legislativa do Maranhão que discute o projeto da Reforma Política.

O líder da bancada federal do Maranhão na Câmara dos Deputados, Rubens Junior, proferiu a palestra de abertura do evento, apresentando os pontos que hoje são discutidos no Congresso Nacional em relação à Reforma Política e, em seguida, respondeu às perguntas dos presentes, e expôs o seu entendimento. “Sou a favor da Reforma Política, mas uma que venha para melhor e democratizar cada vez mais a participação popular e sua representatividade”, frisou.

Rubens Júnior teceu comentários sobre recentes decisões da comissão especial da Câmara que analisa a reforma política e que aprovou nesta semana um destaque que modificou o texto-base aprovado na noite de quarta-feira (9) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03 e alterou o sistema eleitoral para as eleições de 2018 e 2020, que passará a ser feita pelo chamado distritão.

Por esse sistema, serão eleitos os candidatos mais votados para o Legislativo, sem levar em conta os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido, como é o sistema proporcional adotado atualmente.

O texto apresentado originalmente pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) mantinha o sistema eleitoral atual para 2018 e 2020 e estabelecia que o sistema de voto distrital misto, que combina voto majoritário e em lista preordenada, deve ser regulamentado pelo Congresso em 2019 e, se regulamentado, passa a valer para as eleições de 2022.

A mudança foi aprovada por 17 votos a 15, em destaque do PMDB, com apoio das bancadas do DEM, do PSDB, do PSD e do PP e o distritão seria um modelo de transição ao distrital misto, que valeria a partir de 2022, mantendo a necessidade de regulamentação pelo Congresso.

A alteração no sistema eleitoral ainda precisa de aprovação, em dois turnos, no plenário da Câmara, para seguir para o Senado, onde também é necessária aprovação em dois turnos. Somente após esse processo a mudança entrará em vigor.

“Conscientizar e tratar desse tema é muito importante, o debate tem que começar com o povo para que ele nos diga o que é melhor para a sociedade para que tenhamos uma Reforma Política efetiva”, disse Rubens Junior. O evento desta sexta-feira na Assembleia Legislativa foi encerrado com uma palestra do auditor Clécio Jads, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre prestações de contas das Câmaras de Vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *