Governo realiza cinco dias de festa para celebrar 405 anos de São Luís

Tom Cleber é uma das atrações do aniversário de São Luís

Para celebrar os 405 anos de São Luís, o Governo do Maranhão realiza cinco dias de festa. De 6 a 10 de setembro, serão várias as atrações, sendo o dia 8, aniversário da cidade, o ponto alto da programação com show de Rita Benneditto, Criolina, Tom Cleber, Carlos Gomes e Cláudio Fontana, no Espigão da Ponta d’Areia, a partir das 18h.

De acordo com secretário de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, a programação contempla os mais variados públicos, com atrações de expressão local e nacional: “Pensamos numa festa bonita, alegre e segura, que valorize a cidade, a diversidade cultural e os nossos artistas”.

Além do show no dia 8, outras apresentações estão previstas para acontecer em vários pontos da cidade. Tambor de crioula, samba, exposições e inauguração de uma casa de cultura estão programados.

Na quarta-feira (6), o Dia Municipal do Tambor de Crioula será marcado com apresentações de grupos de tambor Santa Luzia e Santa Fé na Praça da Faustina, Centro Histórico, a partir das 18h.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, o tambor de crioula é uma genuína expressão popular maranhense e reúne admiradores dentro e fora do estado.

Ainda no dia 6, será aberta a exposição de fotografias ‘São Luís 405 anos’. A mostra inaugura a galeria de arte que fica no prédio da Sectur, na Praça Pedro II, 32, Centro.

A mostra reúne trabalhos de 16 fotógrafos que integram o fotoclube Poesia do Olhar. São 30 fotografias que retratam as belezas naturais e arquitetônicas da capital maranhense, além de expressões da cultura popular.

Música, esporte e cultura
No dia 8, está prevista a inauguração da nova casa de cultura do estado, o Forte de Santo Antônio, que integrará o complexo de turismo do Espigão da Praia da Ponta d’Areia. A solenidade será realizada às 17h.

O Forte Santo Antônio contemplará o museu de embarcações tradicionais maranhenses e o museu da imagem e som. O prédio terá ainda livraria, cafeteria e auditório. A obra inclui a recuperação e urbanização do entorno do Forte.

Após a solenidade, será a vez de grande show com os artistas Rita Benneditto, Criolina, Tom Cleber, Carlos Gomes e Cláudio Fontana, a partir das 18h.

No mesmo dia, o Grupo Vamu Di Samba anima a Lagoa da Jansen, no encerramento da Corrida da Lagoa, promovida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Programação
Dia 6 de setembro
Praça da Faustina
18h – Tambor de Crioula de Santa Luzia e Tambor de Crioula de Santa Fé

Dia 8 de setembro
Espigão Costeiro
17h – Inauguração do Forte Santo Antônio da Barra
18h – Show 405 anos (Carlos Gomes, Cláudio Fontana, Rita Benneditto, Criolina e Tom Cleber)

Praça da Lagoa (Encerramento da Corrida da Lagoa)
18h –  Grupo Vamu Di Samba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *