Economista, Adriano Sarney erra ao criticar finanças do Maranhão

Formado em Economia na França, de acordo com a sua biografia, o deputado estadual Adriano Sarney falhou feio mesmo tratando de sua área. Na sessão desta terça-feira (20), o neto do oligarca José Sarney usou a tribuna da Assembleia Legislativa para cravar que o Maranhão está quebrado financeiramente.

O parlamentar utilizou como base para sua constatação uma matéria do jornal Valor Econômico que tratava sobre o rombo decorrente da crise econômica nacional nos estados brasileiros, mas que não levava em consideração a ajuda do repasse do programa federal de repatriação de recursos ocorrida nos anos de 2016 e 2017.

O número, irreal devido à falta dos recursos da repatriação, foi utilizado por Adriano para alardear que o Maranhão vive hoje uma das suas piores situações fiscais. Por isto, o discurso do neto de Sarney foi completamente desconexo da realidade.

Primeiro que Adriano confunde resultado primário com saldo de caixa para elevar o suposto rombo que haveria no Maranhão. Segundo que, por ser um dos estados que mais faz investimentos atualmente, assim como Alagoas – como a própria matéria do Valor explica – a redução do resultado primário pode ser explicada pelo aumento das obras realizadas com recursos oriundos do Tesouro Estadual.

É de amplo conhecimento que o Maranhão é um dos poucos estados do país que tem sido capaz de enfrentar a conjuntura econômica e política adversas, expandindo fortemente os serviços públicos, com pagamento da folha em dia, realizando investimentos com recursos próprios, reduzindo a dependência de recursos da União, por meio da realização de um esforço de gestão fiscal.

E os resultados são explicados e explicitados em constantes levantamentos nacionais realizados por instituições como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o próprio Tesouro Nacional, além de estudos de bancos e veículos de comunicação à nível nacional.

Os irreais números que Adriano Sarney levou para a Assembleia com o único intuito de ludibriar a população maranhense, fez o deputado passar por vexame para um economista. Deve ser problema com a língua francesa.

3 pensou em “Economista, Adriano Sarney erra ao criticar finanças do Maranhão

  1. Blogueiro pago pelo comunista! Mentirosos são vocês… Esse governo é falência total, e só funciona à base da propaganda mentirosa e da roubalheira. Adriano Sarney me representa!

  2. O caro blogueiro fez uma análise econômica interessante o que me faz supor que tenha, no mínimo, estudado o assunto ou que tenha recorrido a algum especialista (mas isso não foi citado no seu post), mas pecou quando tentou desqualificar o ponto de vista do parlamentar, que utilizou números reais, sim, e voce sabe disso, pois tem muito governador nesse país com as barbas de molho por causa desses números

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *