Apesar de duas mortes, SES descarta surto de meningite em São Luís

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu nota sobre os casos de meningite na capital maranhense, A SES descarta a existência de um surto de meningite no município. Neste sábado (3), a adolescente Deborah Sales, de 17 anos, moradora do Bequimão, morreu. O estudante Lucas Gabriel, de 21 anos, também faleceu no dia 27 de fevereiro.

A SES confirmou que as duas mortes foram por evolução da doença, mas aponta que eles não têm qualquer tipo de vínculo entre si.

A confirmação dos dois casos foi feita pela equipe médica dos hospitais (confirmação clínica compatível ), com base nos critérios de definição de casos suspeitos com presença de petéquias (meningococcemia).

A SES esclarece que os hospitais, pertencentes à rede privada da saúde, não informaram os casos ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), o que impossibilitou a confirmação via exame laboratorial.

A Secretaria reforça que as famílias e demais pessoas que tiveram contato com as vítimas foram avaliadas e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.

A SES informa que mantém contato constante com as Coordenações de Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Unidades Regionais de Saúde para o acompanhamento de registro de casos de doenças transmissíveis, estando atenta às notificações, apoiando e executando ações de prevenção e controle, como neste caso, atuando junto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *