Consórcio Sarney/Zé Reinaldo tenta desesperadamente um partido para Braide ser candidato

Faltando menos de duas semanas para o fim da janela partidária, o desespero aumenta para o Clã Sarney. E as suas pretensões passam também pela ajuda do deputado federal Zé Reinaldo e, em última instância, na tentativa de que Eduardo Braide seja candidato a governador. A situação ficou mais clara com a tentativa do senador Lobão de convencer Roberto Rocha a não ser candidato, cedendo o PSDB para Braide e Zé Reinaldo.

Sarney-Zé Reinaldo já tentaram PSDB, DEM, PT, PTB e até o Podemos. Tudo para que possa ter um partido com mínimo tempo de televisão para que Eduardo Braide possa ser candidato a governador e garanta um segundo turno a Roseana Sarney.

O PSDB foi tomado por Roberto Rocha há pouco tempo. Rocha já deixou claro que rompeu com Flávio Dino para ser candidato a governador e não vai abrir mão de entrar na disputa. Também não existe possibilidade de Zé Reinaldo tomar nacionalmente o partido, pois Rocha é homem de confiança de Geraldo Alckmin, que hoje tem o controle da legenda e será candidato a presidente.

Após uma longa disputa com o deputado Juscelino Filho, Zé Reinaldo perdeu a possibilidade de ter o DEM. Até Sarney tentou com ACM Neto e Rodrigo Maia romper a aliança do DEM com Flávio Dino no Maranhão e não conseguiu. O partido ficou na base e irá indicar um nome para a chapa majoritária.

Depois de impedir de Pedro Fernandes assumisse o ministério do Trabalho, Sarney tentou tomar o comando do partido no Maranhão que há mais de 10 anos é controlado por Fernandes. Não obteve sucesso. Mas os rumores de Brasília é que ele continua tentando.

O PT então é a situação mais emblemática. Isto porque o partido é complexo. Seguro na aliança com Flávio Dino desde o começo do governo, o PT sempre tem instabilidade pelo cenário nacional. Afinal, Sarney mexe no Supremo como ninguém e pode chantagear o apoio do PT com uma ajuda a Lula. Porém, ainda tem o fator Waldir Maranhão tentando se filiar ao PT que pode embolar o jogo.

A saga segue e sem um partido para que Braide seja o candidato laranja, a vida do Clã será difícil nesta eleição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *