Já é de conhecimento público no Maranhão que os veículos de comunicação do grupo Sarney atuam estrategicamente para favorecer o clã no terreno político. Para isso vale qualquer ataque aos adversários.
No dia 18 de janeiro deste ano, o jornal O Estado do Maranhão publicou notícia em seu site, indicando que a economia maranhense vinha recuando, “com quedas no Produto Interno Bruto (PIB)”, segundo dados do IBGE sobre o primeiro ano de governo do rival Flávio Dino (PCdoB).
A falsa narrativa – com direito a um obtuso gráfico (veja abaixo) – foi desmontada em menos de dois meses, após o jornal Folha de São Paulo divulgar relatório do Banco Itaú, apontando que o PIB maranhense cresceu 9,7% no ano passado.
Enquanto no resto do país o PIB ficou na casa de 1%, no Maranhão o índice teve crescimento quase dez vezes maior.
Até as eleições de outubro a mídia do grupo Sarney não vai poupar chumbo grosso contra o governo do comunista.
Mas os membros da oligarquia sabem que eleger Roseana Sarney (MDB) não vai ser fácil.
Pela frente, o grupo liderado por José Sarney vai enfrentar a boa popularidade e os bons indicadores socioeconômicos do atual governo. Em meio à crise nacional, o Maranhão tem uma grande melhora reconhecida pela imprensa brasileira – com exceção dos jornais de Sarney.