Maranhão caminha para se consolidar como hub portuário do Brasil

Negócio com chineses expande capacidade portuária do Maranhão

A malha portuária do Maranhão vai se expandir. Na última sexta-feira (16/3), uma comitiva de empresários chineses e brasileiros promoveram oficialmente o lançamento da pedra fundamental do Porto São Luís, na capital maranhense.

A primeira etapa do novo terminal, de uso privado, deve ser concluída em quatro anos, com a expectativa de uma geração de 4 mil empregos diretos. Inicialmente, a capacidade de movimentação será de cerca de 15 milhões de toneladas por ano.

Com isso, o Maranhão caminha para se consolidar como importante hub portuário do Brasil (onde se concentram as cargas e linhas de navegação), sobretudo por já ser a referência de todo arco norte do país. Com mais um empreendimento que dobrará a capacidade de escoamento de produtos no estado, São Luís será referência em logística, o que gerará milhares de empregos na cidade.

O lançamento da pedra fundamental do Porto São Luís foi comemorado pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Para ele, a chegada do investimento de tal porte mostra uma clara disposição dos chineses em investir no estado e ajudar no crescimento econômico.

“Se olharmos, hoje, que grande parte da produção de grãos ainda vão para o porto de Paranaguá, no Paraná, ou para o de Santos, em São Paulo, vamos conseguir diagnosticar o grande potencial que há”, destacou. Geograficamente, é o ponto mais próximo da Europa, dos EUA, e do Canal do Panamá, ressaltou Dino. “É um ativo estratégico que temos para consolidar o Maranhão como porta de saída e porta de entrada da produção mundial”, acrescentou.

1 pensou em “Maranhão caminha para se consolidar como hub portuário do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *