Mudanças no trânsito do Maiobão já estão valendo

27Desde sábado (25) o trânsito do bairro Maiobão está alterado. Com o apoio de agentes de trânsito e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), continuam as orientação para os motoristas e condutores de motos nos principais pontos de mudança, nas Avenidas 13, 14, 3, 11, 1 e na MA-201, bem como nos cruzamentos das avenidas 13 e 14 com a MA-201.

“Sabemos que toda mudança causa transtornos e não agrada a todos, mas graças ao trabalho de orientação desempenhado pelos agentes de trânsito da Prefeitura e pelos policiais do BPRV tudo está ocorrendo na normalidade, sem muitos problemas. Esta é mais uma das várias ações inéditas em benefício da população luminense realizadas pela Prefeitura nestes 20 meses da nossa gestão”, assinalou o prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB), que acompanhou de perto o trabalho dos agentes e conversou com motoristas e pedestres.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Pádua Nazareno, também classificou como exitosa a implantação das mudanças no trânsito do Maiobão. “A população está entendendo que estas mudanças são para melhorar a segurança no trânsito e o tráfego de veículos nesta região próxima à MA-201. Há algumas dúvidas, principalmente com relação a multas, mas estamos esclarecendo que neste primeiro momento e nas próximas semanas o trabalho será só de educação e orientação, sem punição ainda”, explicou o secretário.

Para o sargento Ronaldo, do BPRV, que comandou as operações no sábado no Maiobão, a maior dificuldade é convencer os motoristas a não seguir por acessos que agora estão proibidos. “Mas acredito que tudo é uma questão de tempo até todos se acostumarem com as mudanças. A orientação é para que os condutores fiquem atentos à sinalização”, ressaltou o policial.

As mudanças

As mudanças colocadas em vigor pela Prefeitura de Paço do Lumiar no trânsito no bairro Maiobão são a última etapa das modificações feitas pelo Governo do Estado no ano passado para melhorar o tráfego de veículos e a segurança no trânsito e na região da MA-201 e na Avenida 10, em Paço do Lumiar.

As principais modificações são as seguintes: a Avenida 13 agora é mão única descendo até o cruzamento com a Avenida 3, próximo ao CAIC. Do trecho do CAIC até o cruzamento com a Avenida 1 (próximo ao Palheta) continua como mão dupla. A Avenida 14 agora é mão única subindo até a MA-201. Os condutores que estão na Avenida 6 do Maiobão e querem ir para Ribamar (MA-201) têm de fazer o retorno de quadra dobrando à direita na Avenida 13 e depois à esquerda (nas ruas 83 ou 84), próximo ao Colégio Domingos Vieira Silva, seguindo pela Avenida 14. Outra novidade importante são os semáforos no cruzamento da Avenida 14 com a MA-201.

Já os ônibus das linhas Cidade Verde, Metropolitano, Paranã e Eugênio Pereira circulam agora somente pela Avenida 12 do Maiobão.

Com essas mudanças a Prefeitura de Paço do Lumiar atende aos moradores da Avenida 11, Sítio Grande, Bacuritiua e também das ruas projetadas da Avenida 14, bairro Santa Clara, Presidente Vargas e La Belle Park, entre outras comunidades do entorno.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semur), Pádua Nazareno, explica que o projeto de mudança foi elaborado por engenheiros de trânsito, após estudos técnicos. O objetivo é ter um trânsito mais seguro e sem congestionamentos. “Como haverá mudanças de hábitos, é normal que no início algumas pessoas estranhem. Mas depois todos vão perceber que o trânsito ficou melhor”, avalia Pádua Nazareno.

Mais

A Prefeitura de Paço do Lumiar deverá instalar nos próximos meses mais 11 semáforos nos bairros Maiobão, Paranã e Cafeteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *