Osmar Filho pede instalação de suportes para transportar bicicletas nos ônibus de São Luís

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), que a partir do ano que vem assume o comando da Casa para o biênio 2019-2020, solicitou à Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a instalação de “bike racks” nos ônibus do transporte coletivo da capital. O
requerimento de nº 387/17, encaminhado ao executivo municipal, visa criar iniciativas que facilitem a locomoção de ciclistas na cidade, incentivando a realização de atividades físicas e evitando a circulação de bicicletas em locais onde não têm ciclovias.

O “bike rack” é instalado na parte dianteira dos ônibus e funciona da mesma maneira como os suportes utilizados em automóveis. O mecanismo para destravar o suporte para colocação e retirada da bicicleta é acionado pelo motorista do ônibus, e o procedimento não dura mais do que um minuto.

“Esse sistema é rápido e prático, além de ser muito útil. Por exemplo, quem embarca e desembarca nos terminais, circula pela região litorânea da cidade, pratica atividades físicas, curte o meio ambiente e não corre risco de atropelamento. Além disso, a instalação de bike racks em veículos do transporte público no município de São Luís, tem o objetivo de dar prosseguimento ao que já foi iniciado em linhas metropolitana,
como o projeto piloto da Agência Estadual de Mobilidade Urbana – MOB”, destaca o parlamentar em sua justificativa.

BIKE RACK
O sistema já é usado em algumas cidades no mundo, como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, apenas as cidades gaúchas de Santa Cruz do Sul e Bagé já realizaram operações com racks. Em outras cidades como Recife e Florianópolis, a câmara municipal já aprovou o projeto que prevê a instalação de bike racks em ônibus, mas o projeto ainda não foi iniciado.

Já em São Paulo, a SPTrans chegou a implantar bike racks de forma experimental em alguns ônibus da frota. Entretanto, o projeto foi descontinuado no mesmo ano e a empresa afirmou na época que não havia planos de retomá-lo.

2 pensou em “Osmar Filho pede instalação de suportes para transportar bicicletas nos ônibus de São Luís

  1. Gostaria que o vereador Osmar olhasse com carinho para o bairro do São Francisco,em especial para a Av. Castelo Branco. Muitas lojas estão fechando e outras fechadas por causa da faixa de ônibus pouco utilizada, de extensão curta e por consequência deixando de gerar grandes empreendimentos e novas gerações de emprego. O setor está totalmente falido pela falta de visão do diretor da SMTT, Canindé Barros, que não entende de geração de oportunidades e renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.