Requalificação do Centro de São Luís tem nova etapa na Rua do Passeio

Centro de São Luís está sendo repaginado; na Rua do Passeio, tubulação nova antes do asfalto

Mais uma etapa das obras de requalificação do Centro é iniciada com intervenção na Rua do Passeio. Trecho de acesso à Rua Grande recebe serviços de revisão do sistema de escoamento da água. Esta semana, as equipes deram prosseguimento à escavação da área para a implantação de novas tubulações. O projeto de requalificação da área central, executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, compreende o Complexo Deodoro – formado pelas praças Deodoro e Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro – e ainda, a Rua Grande, Praça Pedro II e Praça da Mãe d’Água.

A área do Centro é importante pelo que representa para a história da cidade e por agregar o maior centro comercial da cidade, pontua o prefeito Edivaldo. “Esta região está ganhando um novo reordenamento do espaço urbano, contemplando todos que vivem, trabalham e circulam por esta área. Trata-se de uma série de ações de urbanismo e arquitetura com fins a revitalizar e recuperar todo o trecho executadas pelo Iphan com o apoio da Prefeitura”, reforça o prefeito.

Os serviços em andamento tratam da substituição da rede antiga de água na interseção da Rua do Passeio, que, ao final, servirá de apoio para as obras de qualificação da rede elétrica subterrânea que alimentará a Rua Grande. Segundo o Iphan, as ações promovidas no trecho são referentes à execução da caixa de elétrica para que posteriormente seja embutida a rede de distribuição de energia da Rua Grande.

Contempla ainda a execução de poços de visita e ligações da rede de esgotamento sanitário e da nova rede de distribuição de água e hidrantes. Todas as derivações dessas infraestruturas subterrâneas acontecem no cruzamento entre a Rua Grande e a Rua do Passeio, o que ocasionou a alteração do trafego de veículos no local.

Os trabalhos prosseguem dentro do cronograma esperado e esta é umas das importantes etapas da obra que irá requalificar um espaço público de referência da capital, reforça o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. “Este projeto tem um forte significado para a população por servir ao lazer, ao entretenimento e, principalmente, a contemplação da cidade. O projeto resgata este que será um dos cartões postais de São Luís”, reitera.

4 pensou em “Requalificação do Centro de São Luís tem nova etapa na Rua do Passeio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *