TRE recebe hoje a primeira denúncia para o Comitê de FakeNews no Maranhão

Depois de implantar um comitê para investigação e evitar a proliferação de perfis falsos nas redes sociais, utilizados para espalhar fakenews, o Tribunal Regional Eleitoral recebeu hoje a primeira denúncia de um candidato majoritário a serem avaliadas por seus integrantes.

O caso que deve ser investigado é de uma página de Facebook utilizada exclusivamente para atacar a imagem de um dos candidatos. A página (que o blog não vai revelar para não continuar espalhando fakes) foi criada recentemente com o intuito exclusivo de atingir a candidatura de Flávio Dino.

A peça jurídica é amplamente fundamentada e assinada pelos advogados especialistas em Direito Eleitoral Pedro Chagas, Lucas Sá e Airon Caleu Silva.

A Justiça Eleitoral tem trabalhado, em todo o Brasil, para combater a desinformação difundidas com campanhas negativas que se utilizam de informações falsas para enganar o eleitor. No caso do Maranhão, o Comitê já deverá mostrar a que veio: investigar e punir principalmente perfis falsos, apócrifos. Claro, fazendo a ressalva de não confundir o jornalismo que desagrada com as fakenews, como disse à imprensa o diretor-geral do TRE-MA, Flávio Costa.

Mas para o bom jornalismo, é este tipo de agressão à boa informação que deve sair de circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *