Câmara Municipal concede medalha para personalidades de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís realizou nesta segunda-feira (17) uma sessão solene para entrega da medalha de mérito Simão Estácio da Silveira, evento realizado no auditório da Federação da Indústria do Estado do Maranhão (FIEMA). Como ocorre todos os anos, cada vereador faz a indicação de até três agraciados para receber a comenda.

A honraria reconhece os ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade no ano de 2018 nas mais diferentes áreas de atuação na capital maranhense.

O vereador Pavão Filho, que falou em nome de todos os membros da Câmara, destacou que a outorga da medalha Simão Estácio da Silveira é um reconhecimento ao trabalho das personalidades homenageadas. “E quando você reconhece você está incentivando essas pessoas a fazerem cada vez mais por nossa cidade e pelo nosso povo”, enfatizou.

O presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Jonas Mendonça Corrêa, foi indicado pelo vereador e deputado federal eleito, Pedro Lucas Fernandes, pelos projetos desenvolvidos em toda a Região Metropolitana da Grande São Luís.

Segundo Lívio Corrêa, a medalha tem um significado para além da homenagem. “Receber a Simão Estácio da Silveira é um indicativo palpável de que estamos no caminho correto. Isso nos dá mais certeza de que podemos avançar em nossas ações em 2019”.

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *