Othelino Neto: “o poder legislativo exerce na sua plenitude suas prerrogativas”

Em entrevista ao jornal O Imparcial, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB) falou sobre o trabalho do legislativo maranhense e se comprometeu, caso se confirme sua recondução, na manutenção de todas as prerrogativas das funções de legislar e fiscalizar o poder excecutivo.

Othelino explicou que fiscalizar não significa “brigar” com o governo, mas mesmo nas divergências encontrar soluções para o Estado. Claro que é razão de alegria ver o Flavio Dino governar o Maranhão e pra mim de liderar o poder legislativo, mas nem a nossa relação política nem a de amizade que nós temos um com o outro faz com que nós deixemos de compreender a função de cada um, e o poder legislativo exerce na sua plenitude a suas prerrogativas, não só de legislar como de scalizar. Alguém pode dizer que “o poder legislativo não briga com o executivo?”, mas o objetivo não é brigar, é manter uma relação harmônica e respeitosa. Em alguns momentos podemos ter divergências, que são legítimas, mas sempre mantendo o respeito institucional. Não é admissível quando um poder diverge do outro fora daquilo que estabelece a constituição. Isso é ruim para todos, para a sociedade, e nisso, eu insisto, o Maranhão é um exemplo para o Brasil, cada qual andando no seu devido espaço, cumprindo com suas obrigações constitucionais, e não tentando invadir o espaço do outro”.

O atual presidente da Assembleia também falou sobre o processo eleitoral da Mesa diretora. “Caso no dia 1º de fevereiro os deputados confirmem minha recondução ao cargo de presidente da casa, o sentido principal será esse: manter a postura de independência do poder legislativo e harmônica com outros poderes. Existe um equívoco de alguns seguimentos da sociedade de achar que os poderes devem viver em conflito, mas quando isso acontece (o conflito) é ruim para o estado democrático de direito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *