Política maranhense em notas – Direto de Brasília

Rubens Júnior distante de secretaria

Durante a posse para a nova legislatura dos deputados federais, o editor do Blog bateu um longo papo com o deputado federal Rubens Pereira Júnior sobre seus projetos e o futuro na política. E claro que a possível ida para uma secretaria do governo estadual estava na pauta. Mesmo depois da conversa do deputado com o governador Flávio Dino, nada próximo de uma concretude. Pelos projetos de Rubens para os próximos pleitos, ele ainda analisa se ir para o executivo é o mais viável. Mas parece pouco propenso a deixar o Congresso.

Famem 

Quem já estava se ambientando com o Congresso era o novo presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier. O recém eleito presidente prestigiou a posse e já articulava com os novos senadores e deputados do Maranhão para que ajudem os municípios.. Nesta segunda-feira (4), Erlânio começa a organizar a Federação em São Luís.

Roberto na eleição de Davi

O senador Roberto Rocha foi o senador maranhense que mais tentou lucrar politicamente com a eleição para a presidência do senado. Desde a sessão preliminar, ele militou pelo voto aberto para mostrar serviço ao candidato Davi Alcolumbre. E mesmo com voto secreto, mostrou sua cédula e comemorou muito a vitória do candidato do DEM.

Eleição difícil para dinistas

Era uma eleição complicada para os senadores aliados do governador Flávio Dino. De um lado Renan Calheiros – aliadíssimo de José Sarney e com sérios problemas com a Justiça – de outro, Davi Alcolumbre, que era o candidato “quase oficial” do governo Bolsonaro. Por isso, Eliziane Gama e Weverton Rocha se mantiveram muito distantes do processo eleitoral. Com razão. As duas opções eram ruins e teria que ser sopesado o “menos ruim”, que, ainda assim, o voto seria motivo de duras críticas.

Eliziane articulada

Eleição à parte, a senadora Eliziane Gama já mostrou prestígio com o novo comando. Quem viu o tratamento de Alcolumbre a Gama demonstra à maranhense nos dois primeiros dias de sessão já percebeu que ela terá um bom acesso. Até pela proximidade dela com o senador Randolfe Rodrigues, que é do mesmo estado do novo presidente do senado.

Vitória do governo, “pero no mucho”

Os admiradores de Bolsonaro nas redes sociais comemoraram muito a vitória de Alcolumbre como se o governo tivesse feito um gol e placa. Nem tanto. Onix Lorenzone era praticamente o único membro do governo a militar pela candidatura, até pelo medo do governo que Renan vencesse. Davi teve apoio fortíssimo, como já tratado, do senador Randolfe Rodrigues, opositor ferrenho de Bolsonaro. Quem de fato ganha força mesmo é o DEM, que tem agora as presidências das duas casas. O partido que tem bom trânsito com a oposição na Câmara e no Congresso tem tudo para vender dificuldade e ter o governo na mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *