Prefeitura executa obras de drenagem e contenção de erosão para minimizar efeitos das chuvas

O Centro Nacional de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) retirou o alerta máximo de risco geo-hidrológico (que mede o potencial da chuva em causar inundações e deslizamentos) em São Luís. Mesmo sem o alerta a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é para que a força-tarefa criada no último domingo siga trabalhando intensamente para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas na cidade. Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito reuniu secretários e demais gestores de órgãos municipais que compõem a força-tarefa de atenção às ocorrências registradas para balanço e alinhamento das ações. O investimento em infraestrutura é uma das iniciativas que vêm sendo tomadas para reduzir os danos gerados pela alta no índice pluviométrico e prevenir novas ocorrências.

O prefeito Edivaldo ressaltou a importância da força-tarefa no atendimento às ocorrências. “Nosso principal objetivo é cuidar das famílias que foram atingidas direta ou indiretamente. Com as ações articuladas, a atuação do poder público municipal torna-se ainda mais eficaz. É importante ressaltar que várias frentes de serviços estão em andamento para garantir a recuperação da infraestrutura da cidade, a mobilidade urbana e, principalmente, a assistência aos moradores das áreas de risco”, ressaltou o gestor municipal.

Até a noite de terça-feira (26), foi registrado o volume de 720 mm de chuvas. As principais ocorrências registradas desde a manhã do último domingo são de deslizamentos, alagamentos e inundações. Por conta dos prejuízos, a Prefeitura está intensificando o trabalho de desobstrução do sistema de drenagem, com a limpeza de canais, bueiros e galerias. Além disso, ações pontuais estão sendo realizadas de forma emergencial para estabilizar as áreas de risco. Na Rua Militana Ferreira, no Sá Viana, por exemplo, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está realizando a injeção de concreto para estabilidade do solo.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, explicou que outras ações estão sendo tomadas na área da infraestrutura urbana. “Estamos intensificando a limpeza de canais, bueiros e galerias, bem como os serviços de recuperação do pavimento pela cidade e de contenção de erosões provocadas pelas fortes chuvas. Atuando em várias frentes e trabalhando de forma conjunta, esperamos reduzir os impactos, especialmente nas áreas de risco”, destacou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *