Com ações preventivas, São Luís teve redução em mais de 50% dos casos de dengue, chikungunya e zika

Os serviços de combate ao mosquito Aedes aegypti tem surtido efeito positivo na saúde ludovicense. Já é constatada a redução dos casos de dengue, chikungunya e zika em São Luís. Do começo do ano até esta semana, foi registrada queda de 50,2% no número de casos notificados em comparação ao mesmo período do ano passado. O prefeito Edivaldo tem tido sucesso com investimento nessa área uma vez que São Luís reduzir significativamente os números de casos das doenças, enquanto muitos municípios registram aumento de casos.

“A redução do número de casos dessas doenças é resultado de um trabalho permanente e vigilante que envolve os agentes de endemias, de limpeza, do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Os avanços na política de resíduos sólidos refletem diretamente nos resultados. Hoje temos uma coleta que atende toda a cidade e que é reforçada com a redução dos pontos de descarte irregular de lixo e com a criação dos Ecopontos, já temos 12 em plena operação. O trabalho da Semosp é importante também no que tange a limpeza de bueiros e galerias. Somando esforços estamos tendo bons resultados em beneficio da população”, destaco o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

As ações preventivas, realizadas continuamente pelo poder público municipal, são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Programa Municipal de Controle da Dengue e Arboviroses. A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária conta com uma equipe composta por 12 supervisores gerais, 48 supervisores de área e 325 agentes sanitários. Entre as atividades desenvolvidas pelos agentes estão visitas domiciliares; visita para inspeção e tratamento de pontos estratégicos (borracharias, cemitérios, ferros velhos), trabalho complementar de ações de educação em saúde e nebulização espacial com o carro fumacê.

A adoção de diversas estratégias tem apresentado resultados positivos. De 2017 para 2018, houve a redução de 55,5% nos casos de dengue, 46% de chikungunya e 29% de zika, totalizando uma redução de 50,2% nos casos notificados de arboviroses de um ano para o outro.

1 pensou em “Com ações preventivas, São Luís teve redução em mais de 50% dos casos de dengue, chikungunya e zika

  1. Leo Indio, Sobrinho de Bolsonaro ou namorado do filho do presidente como a mídia prega, é o olho de Carlos Bolsonaro aonde ele não pode estar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *