Dutra vistoria obras de construção de creches em Paço do Lumiar

O prefeito Domingos Dutra vistoriou na manhã de sábado, dia 30, as obras de construção de três creches em Paço do Lumiar nos conjuntos Saramanta, Paranã IV e no Habitar Edinho Lobão. Assim que concluídos, essas escolas terão a capacidade de receber mais de 900 crianças, atendendo essas localidades e as regiões vizinhas.

Acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Roberto Barroso, e de parte do secretariado municipal, o prefeito Domingos Dutra esteve no canteiro de obras e conversou com os funcionários sobre a execução dos serviços. A previsão é que esses equipamentos públicos sejam entregues à população até fim deste ano.

As creches nos conjuntos Saramanta, Paranã IV e no Habitar Edinho Lobão estão orçadas em mais de R$ 6,4 milhões (cada creche custa R$ 2.142.393,22), recurso oriundo do Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em contrapartida, o Município fez a terraplanagem dos locais onde estão sendo construídas as escolas. Além disso, também será de responsabilidade da prefeitura a manutenção das creches no que diz respeito à limpeza, segurança, contratação de professores, disponibilização de materiais pedagógicos, acomodação e alimentação das crianças e outros itens indispensáveis para o bom funcionamento desses espaços.

“Com essas creches, os pais poderão ter mais tempo para os seus trabalhos, pois terão a certeza que os seus filhos estarão em locais seguros, com professores qualificados e alimentação de qualidade”, destacou o prefeito Domingos Dutra.

Para Paulo Roberto Barroso, titular da Secretaria Municipal de Educação, o trabalho desenvolvido nas creches é de extrema importância, pois contribui para o desenvolvimento intelectual das crianças.

“É na primeira infância que conseguimos fixar as primeiras informações e o trabalho nas creches é fundamental para que a criança possa se desenvolver. É na primeira infância que a criança começa a ter a sua cognição trabalhada e a coordenação motora, por exemplo. Tudo isso é importante para que ela avance como um jovem saudável e dotado de conhecimento”, disse o gestor.

No Habitar Edinho Lobão, a moradora Silvana Neves, ex-vereadora de Paço do Lumiar, agradeceu à gestão municipal pela creche na comunidade. “Essa é uma luta antiga. Eu, quando fui vereadora, conversei com o prefeito e solicitei essa creche. Quem ganha com isso é a população” afirmou.

Valorização – A construção das creches faz parte da política de valorização da educação, que tem sido uma das marcas da gestão do prefeito Domingos Dutra. Integram ainda essa política a construção, com recursos próprios, da UEB Maria de Lourdes Carvalho Silva e entregue este ano; a reforma de unidades escolares; e o convênio com o Instituto de Ensino Superior Franciscano (Iesf), que garante descontos de até 50% nas mensalidades de cursos presenciais e à distância para servidores municipais e os seus parentes até terceiro grau.

“Antes não tínhamos escola de tempo integral e hoje temos três. Reformamos mais de 60 escolas. Já construímos uma escola com recursos próprios na sede para 500 estudantes. Eu fico alegre em, apesar das dificuldades, podermos dar mais qualidade de vida para a população de Paço do Lumiar”, pontuou Domingos Dutra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *