Prefeitura prioriza programa Peixe solidário para as áreas atingidas pelas chuvas

A Prefeitura de São Luís, como parte da política de combate à insegurança alimentar, entregou nesta quarta-feira (03) 12 toneladas de peixes às famílias da capital. Cerca de seis mil famílias receberam o alimento entregue por meio do Programa Peixe Solitário. Entre estas, moradores de áreas diretamente afetadas pelas chuvas. Foram contemplados moradores dos bairros Sá Viana, Salina do Sacavém, Vila Itamar e Ponta do Bonfim. A ação integra uma série de medidas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior no atendimento aos mais atingidos pelas chuvas que têm caído de forma intensa na capital deste o último mês quando o indicie pluviométrico chegou a quase 800 mm.

As áreas afetadas recebem da Prefeitura ações de infraestrutura, assistência social com a entrega de cestas básicas e a inclusão de famílias no aluguel social, o acompanhamento da Defesa Civil e ações de saúde.

No bairro Salina do Sacavém somaram três toneladas de peixes entregues a 1,5 mil famílias. “Essa área está entre as mais prejudicadas pelas fortes chuvas, onde houve registros de desabamentos e alagamentos e, em alguns casos, resultou na retiradas dos moradores de suas casas. O programa Peixe Solidário é mais uma forma da gestão do prefeito Edivaldo ajudar a atenuar a situação da famílias dessas áreas”, pontuou a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro.

Para os beneficiados, o apoio com o alimento é um alento e um importante reforço para uma refeição melhor. “Esta é a primeira vez que recebo, mas já vi aqui que é um produto bom, de qualidade. Essa ajuda é importante e precisamos muito”, disse a dona de casa Domingas Lima, 53 anos, que mora com esposo e quatro crianças. Neste período, com a proximidade da Semana Santa, o consumo de peixe aumenta. O aumento pela procura do produto reflete diretamente no preço. Ao proporcionar de forma gratuita o pescado às famílias a Prefeitura também está contribuindo para a economia domestica.

O aposentado Benedito Silva Santos, 73 anos, mora com mais três pessoas na residência e agradeceu o reforço alimentar do programa Peixe Solidário. “Eu já conhecia esse programa e já recebi outras vezes. Sempre vem em boa hora. Peixe é um bom alimento e serve para todo mundo. Aqui todos precisam e a Prefeitura está de parabéns”, disse.

Pai de quatro filhos menores de idade, o dançarino de bumba emu boi, Jurandir Leocádio Sobrinho, 46 anos, destacou o programa como uma das importantes ações para quem precisa. “A gente vive com dificuldade e nem sempre comprar um alimento é possível. O peixe é um dos melhores alimentos que existe e a gente poder ter de graça, já ajuda bastante. O bom é que vem para quem está precisando mesmo”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *