FHC diz que reforma da previdência não deve tirar dos mais pobres e recebe apoio de Flávio Dino

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez um comentário no Twitter sobre a reforma da Previdência neste domingo (12) e gerou reações na rede social. Após dizer que a reforma não deveria tirar dos mais pobres, sofreu muitos ataques de bolsonaristas nas redes.

“Ouvi depoimento do economista, que não conheço, Eduardo Moreira,sobre a reforma da Previdência: o ponto dele é correto, tiremos dos que mais ganham, não dos pobres. A reforma é necessária, mas o olhar tem que ser tanto fiscal quanto redistributivo. Eis a questão e a dificuldade”, escreveu o ex-presidente.

Fernando Henrique se referia ao economista Eduardo Moreira, que participou da comissão especial que discute o projeto da reforma na Câmara na última quinta-feira (9). Moreira defendeu que a reforma não mexa com os mais pobres e questionou a eficácia do sistema de capitalização tal qual colocado no texto proposto pelo governo.

Em seu discurso na comissão, por exemplo, Moreira sugeriu dar a opção de antecipar a aposentadoria àqueles que ganham até um salário mínimo e já cumpriram os 35 anos de contribuição, se a idade mínima for aprovada.

Sob ataques de bolsonaristas, o ex-presidente recebeu apoio de Flávio Dino. “O presidente Fernando Henrique faz uma ponderação importante: temos que sempre proteger os mais pobres e ter olhar redistributivo. Nenhuma sociedade se desenvolve mantendo ou ampliando desigualdade”, respondeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *