Prefeitura e governo preparam festança junina da Maria Aragão, que começa 19 de junho

A Praça Maria Aragão, espaço já consagrado como um dos mais animados e mais visitados arraiais juninos do Maranhão, será novamente palco oficial do São João de São Luís, que este ano acontecerá de 19 a 30 de junho. Realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, a festa, que é uma das mais importantes ações da política cultural desenvolvida na gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior, reunirá mais de 100 atrações, em 12 dias de festança, apresentando para moradores e turistas uma programação que contemplará toda a diversidade cultural do estado, seus ritmos, sotaques e os mais genuínos folguedos do folclore local.

“Estamos preparando em parceria com o Governo do Estado uma grande e bonita festa nesse tradicional arraial da cidade. Além de fortalecer a nossa cultura, o evento atrai mais turistas para São Luís, o que reflete positivamente na geração de emprego e renda, movimentando nossa economia”, disse o prefeito Edivaldo.

Na programação foram priorizados os artistas locais, valorizando e destacando a riqueza e a beleza da cultura maranhense que dispõe de um palco especial que é o Arraial da Maria Aragão.

A meta da organização é superar o sucesso de público do ano passado, quando o arraial da Praça Maria Aragão chegou a números estimados na casa das 250 mil pessoas durante os dias de programação. Serão cerca de sete atrações folclóricas por noite no tablado, mais show no palco principal e apresentação de dois grupos de forró pé de serra na Arena do Forró.

O secretário de estado da Cultura, Diego Galdino, enfatizou a importância dessa valorização e destacou a parceria Governo e Prefeitura como fundamental para a organização da festa. “Como nos anos anteriores, realizaremos mais uma vez essa parceria para a festa junina no Arraial da Maria Aragão, que é um dos mais frequentados da capital maranhense. A nossa expectativa é que mais uma vez o público atenda ao nosso chamado e aprecie essa linda festa, com segurança e se divertindo com o que há de melhor da cultura maranhense”, observou Galdino.

“O Arraial da Maria Aragão é um dos mais tradicionais da cidade. E a gestão do prefeito Edivaldo vai investir para realizar, em parceria com o Estado, essa grande festa popular que é o nosso São João”, explicou o secretário Marlon Botão, acrescentando ainda que a Prefeitura está buscando parcerias para apoio aos arraiais comunitários espalhados por toda a cidade.

Shows com artistas locais e nacionais, bumba bois, quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, tambor de crioula, cacuriá, forró pé de serra, dança do boiadeiro/country, danças regionais e dança portuguesa, apresentações de grupos alternativos valorizando a cultura nordestina são algumas das atrações que o público poderá apreciar no Arraial da Praça Maria Aragão, onde a programação estará sempre pontuada por apresentações de grupos de bumba bois dos cinco sotaques – Matraca, Zabumba, Baixada, Orquestra e Costa de Mão, para agradar a todos os gostos dos amantes da maior manifestação cultural do Maranhão.

ESTRUTURA

As atrações na Praça Maria Aragão se revezarão em três espaços. Além do palco principal e plataforma central para as apresentações dos grupos brincantes, o arraial terá uma estrutura exclusiva para apresentação das bandas de forró pé de serra, na Arena do Forró. O público terá ainda à disposição serviços de segurança, alimentação, saúde e informações turísticas e da cultura da cidade, com atendimento diário, das 18h à meia-noite.

A montagem do arraial abrange toda área interna da Maria Aragão e terá duas entradas. A primeira, próxima à parada de ônibus que passam próximos à Praça Gonçalves Dias, e a segunda, voltada para a Avenida Beira-Mar. Na lateral esquerda da praça ficarão oito restaurantes. Na parte central do palco e nas partes frontais serão instalados três telões de Led para transmissão ao vivo de todas as brincadeiras, possibilitando ao público ter acesso a tudo que está acontecendo na programação.

O arraial contará ainda com o Espaço do Turista, 30 barracas de alimentação e 10 barracas para exposição do artesanato local, visando estimular a economia criativa e o empreendedorismo do produtor maranhense, que comercializará peças com características peculiares regionais confeccionados com fibra de buriti, bordados em cerâmica, peças com personagens da cultura maranhense, entre outros produtos.

Pensado como um espaço inclusivo, o terreiro junino da Maria Aragão disponibilizará também área reservada para idosos, gestantes e pessoas com deficiência física, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *