Gestão de Dutra expande São João para vários bairros de Paço do Lumiar

Aberto oficialmente no último dia 20 de junho, o São João 2019 em Paço do Lumiar tem levado um pouco da rica cultura maranhense para todas as famílias da cidade. O prefeito Domingos Dutra (PCdoB), grande apreciador das tradições locais, preocupou-se em levar atrações não apenas ao Maiobão, mas a outros pontos da cidade que nunca haviam recebido qualquer estrutura junina, tudo com recursos próprios do Município. Dessa forma, a cidade abençoada por Nossa Senhora da Luz respira as tradições juninas por vários locais.

Nos primeiros dias de festança junina em Paço do Lumiar, tradicionais grupos de bumba meu boi já passaram pelos arraiais da cidade e fizeram a alegria das pessoas que os prestigiaram. Boi da Maioba, Boi Pirilampo, Boi da Pindoba e Boi do Maiobão, por exemplo, foram alguns dos que já se apresentaram em Paço, além de grupos de dança portuguesa, cacuriá e quadrilhas juninas.

A programação do São João em Paço do Lumiar será realizada até o dia 30 de junho. Nos próximos dias, a população luminense ainda terá a oportunidade de conferir as apresentações do Boi Barrica, Boi de Morros, Boi de Axixá, Boi de Iguaíba, além de shows de artistas locais.

Organização – Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), a programação do São João 2019 de Paço do Lumiar está ocorrendo no Viva Maiobão, na sede de Paço e também nas comunidades de Timbuba, Iguaíba, Cumbique, Residencial Manaíra, Mocajutuba, Novo Horizonte, Pindoba, Nova Esperança, Morada Nova, Pau Deitado, Cohabiano, Lima Verde, Parque Copacabana, Mojó, Pau Deitado e no Portal do Paço.

“Nesses primeiros dias, vimos a alegria das pessoas em prestigiar as apresentações juninas que preparamos. Está sendo uma festa bonita, alegre e com total segurança, tudo na paz. Paço do Lumiar tem o privilégio de ter quatro bois de matraca: Boi da Maioba, Boi da Pindoba, Boi do Maiobão e Boi de Iguaíba. É por isso que o nosso São João é um dos melhores de todo o estado”, destacou o prefeito Dutra (PCdoB). Ele só lamenta que as festividades tenham de se encerrar às 2h.

No Viva Maiobão uma grande estrutura de palco, luz e som foi montada para o São João deste ano. Além disso, todo o espaço foi limpo e iluminado para torná-lo mais aconchegante para todas as famílias que se dirigem ao local para prestigiar as brincadeiras juninas.

Além de garantir a estrutura para os festejos, a Prefeitura de Paço do Lumiar disponibilizou 50 containeres de lixo com capacidade de 1.000 litros e os colocou nos locais onde estão acontecendo os arraiais e em outros pontos da cidade. O objetivo da ação inédita é fazer com que as pessoas evitem jogar lixo em locais inapropriados.

Até o dia 30 de junho, a população luminense poderá conferir uma pequena parte da rica cultura popular maranhense no São João de Paço do Lumiar. A programação completa da festança junina está disponível nas redes sociais da prefeitura.

1 pensou em “Gestão de Dutra expande São João para vários bairros de Paço do Lumiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *