Hotéis em Barreirinhas e São Luís chegam a ter reservas esgotadas nas férias

Empreendedores do setor hoteleiro em São Luís e Barreirinhas celebram o aumento da ocupação no período de férias. Em Barreirinhas, a maior parte dos hotéis já tem ocupação completa até o final da temporada. Em são Luís, a ocupação varia entre 70% e 85%, a depender do público alvo de hotéis e pousadas.

Michele Feitosa, subgerente de uma pousada em Barreirinhas com foco em turistas regionais, explica que o hotel já tem lotação garantida até o final de julho e observa que as ações do governo são fundamentais para estimular o setor.

“O Mais Cultura e Turismo faz toda diferença para o turismo na cidade. Além da garantir uma agenda cultural para esse período, estimula os turistas a voltarem. Nós agradecemos muito a sensibilidade do governo em promover ações desse tipo”, diz.

Iniciativa do Governo do Maranhão, o Programa Mais Cultura e Turismo garante a apresentação de grupos culturais, companhias teatrais e músicos da cultura popular maranhense no período de férias. Em Barreirinhas, desde o dia 25 de junho, a Beira Rio é palco de dezenas de atrações culturais que mobilizam moradores e visitantes durante o fim de semana.

“Nos meses de junho e julho, em que recebemos o maior fluxo de visitantes, o Governo do Estado investe em eventos como esse, que promovem bandas e manifestações culturais do nosso estado. Turistas e moradores locais compareceram em grande número e, além da diversão, ainda ajudam a gerar renda, movimentando o comércio local”, afirma o secretário de Cultura do Estado, Catulé Jr.

Para Samira Reis, que trabalha em uma pousada no Centro Histórico de São Luís, com foco em turistas estrangeiros, a capital maranhense voltou a receber visitantes com foco na tradição histórica e riqueza cultural da cidade.

“Há alguns anos, observamos que os visitantes usavam São Luís apenas como uma parada antes de chegar a Barreirinhas. Agora os turistas voltaram a ver a cidade como um dos principais destinos ao visitar o Estado e isso está diretamente relacionado com a programação cultural organizada pelo governo para esse período. O resultado para nós do setor hoteleiro é excelente”, conta.

Em alta

Com o bem-sucedido São João do Maranhão e a ampliação do calendário cultural no mês de julho, a permanência de turistas na capital maranhense é reforçada pela percepção de que o Maranhão oferece atrações culturais mais ricas e interessantes do que outras capitais conhecidas por festas durante o período.

De acordo com o Instituto Interpreta, que realizou pesquisa durante o São João em São Luís, para 79,3%, dos visitantes, a festa em São Luís é melhor que no restante do país. Outros 19,2% responderam que é igual.

“Muitos dos visitantes que se hospedaram aqui fizeram observações positivas sobre a organização dos eventos, até familiares meus que vieram de Brasília se surpreenderam com as medidas de acessibilidade nos arraiais, além da multiplicidade de ritmos e grupos culturais. Essa percepção é fundamental para que o turista tenha o interesse em retornar ao destino, mantendo a cadeia do turismo sempre ativa”, destaca Saulo Bezerra, gerente de um hotel próximo a orla da capital maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *