Jeisael participa da posse do Conselho Comunitário Pela Paz das Feiras Livres

A secretaria estadual de segurança pública deu posse na manhã desta segunda-feira (7) aos membros do conselho comunitário Pela Paz das Feiras Livres. É uma iniciativa pioneira do Maranhão com um conselho voltado para a atuação dos feirantes. O jornalista Jeisael Marx, que foi um dos idealizadores do instituto, participou da solenidade.

Tudo começou quando os feirantes estavam lutando pelo seu espaço na feira livre do Vinhais. Eles aproveitaram esta pauta pelo espaço para também reclamar da questão de segurança no local. Jeisael teve papel destacado na luta pela permanência da feira do Vinhais e na construção de um instrumento de segurança pública.

Jeisael Marx e o presidente do conselho Robson Martins

“Nós brigamos muito pela instituição de mecanismos de segurança para as feiras e sugerimos aos feirantes para abrirem um diálogo junto à Secretaria de Segurança Pública para solicitar uma agenda de policiamento nas feiras livres. O nosso amigo Geraldo Nascimento, secretário adjunto da Secap, intermediou o diálogo com a SSP e proporcionou a composição do Conselho pela Paz das feiras”, afirmou Jeisael.

O secretário Jefferson Portela acatou de imediato a ideia para formar mais este instituto de segurança pública dentro do pacto pela paz.

O delegado Dicival Gonçalves fez questão de destacar o papel de Jeisael para a constituição deste importante passo para a segurança nas feiras. “Quero registar a presença do companheiro Jeisael, amigo dos feirantes, eu tenho acompanhado a luta dele sempre em defesa dessa classe. E lembro que na época em que eu era delegado na Cidade Olímpica, Jeisael era o único jornalista que ia lá, pra acompanhar o nosso trabalho na comunidade”, afirmou.

Adjunto da SECAP, Geraldo Nascimento, intermediou criação do conselho para dar mais segurança às feiras

O feirante Robson Martins foi eleito presidente do Conselho. Estiveram presentes o secretário adjunto da SSP, Saulo de Tarso, o delegado Dicival Gonçalves – Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz – a Augusta Andrade – comandante da Patrulha Maria da Penha da PM, o secretário municipal de representação parlamentar de São Luís, Nonato Chocolate, e o secretário adjunto da SECAP, Geraldo Nascimento.

Saulo de Tarso destacou, lembrando o artigo 144 da Constituição que a segurança publica tem o viés importante de participação popular. E Também destacou a contribuição de Jeisael de longas datas, como um parceiro da segurança pública no estado do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *