José Joaquim vai para o TRE-MA; candidata de Cleones vence candidato de Edmar Cutrim para vaga de juiz

O desembargador Joaquim Figueiredo, atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, foi eleito, nesta quarta-feira (16), para a vaga de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), na Categoria Desembargador, para o biênio 2020-2022.

A votação aconteceu em sessão plenária administrativa do TJMA, após a comunicação oficial do atual presidente da Corte Eleitoral, desembargador Cleones Cunha, de que, no dia 16 de maio do próximo ano, ocorrerá o encerramento do seu primeiro biênio como membro titular do TRE.

A eleição, com participação de 28 desembargadores, deu a vitória ao desembargador Joaquim Figueiredo, que obteve 17 votos, contra 11 da desembargadora Ângela Salazar, que também registrou candidatura. O resultado surpreendeu.

José Joaquim estará em posição privilegiada no comando do processo eleitoral do ano que vem, seja como presidente ou corregedor eleitoral, já que os dois desembargadores da corte eleitoral ocupam os principais cargos.

VAGA DE JUIZ TITULAR 

Na mesma sessão plenária administrativa, a juíza auxiliar Lavínia Helena Macedo Coelho, da Comarca da Ilha de São Luís, foi eleita para a vaga de Membro Titular da Corte Eleitoral, na Categoria Juiz, com 14 votos. A juíza apoiada por Cleones Cunha surpreendeu a todos que esperavam a vitória do candidato do ex-presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim: Gladiston Luís Nascimento Cutrim.

A eleita substituirá o juiz Júlio César Lima Praseres, que encerra seu biênio no dia 18 de dezembro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *