Avaliação do governo sobe na economia e cai no combate à corrupção, diz Datafolha

O presidente Jair Bolsonaro conseguiu melhorar nos últimos meses a avaliação sobre sua gestão na economia, mas viu uma piora na percepção sobre como o governo atua no combate à corrupção, de acordo com pesquisa Datafolha.

O levantamento, feito entre quinta-feira (5) e sexta-feira (6), aponta que 25% dos entrevistados consideram a atuação do governo ótima ou boa na área econômica, ante 20% que tinham essa avaliação na pesquisa feita no fim de agosto.

Foram ouvidas 2.948 pessoas em 176 municípios em todo o país. A margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A má notícia para o presidente está ligada à avaliação de iniciativas de combate à corrupção.

Consideram ruim ou péssima a administração nessa área 50% dos entrevistados, ante 44% na pesquisa de agosto.

Atingiram o governo episódios como a investigação sobre o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, que ficou paralisada por decisão do Supremo Tribunal Federal, e o caso dos laranjas do PSL, revelado pela Folha, que consistia em um esquema de desvio de dinheiro público por meio de candidaturas de fachada.

No combate ao desemprego, o cenário da pesquisa também se mostra favorável ao presidente, com uma avaliação ótima ou boa de 16%, ante 13% três meses atrás.

No trimestre encerrado em outubro, a taxa de desemprego ficou estável, em 11,6%, de acordo com o IBGE. A recuperação do emprego se dá principalmente com base na informalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *