Bumba Meu Boi do Maranhão recebe título de patrimônio cultural da humanidade

No Segundo dia na 14° Reunião Intergovernamental da Unesco/ONU, em Bogotá, na Colômbia, foi oficializado o título do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O Bumba Meu Boi agora é o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional junto com a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).

Em 2012, na solenidade de titulação realizada em São Luís, o Comitê Gestor da Salvaguarda do Bumba-meu-boi entregou ao Iphan o documento solicitando a inscrição na Lista Representativa da Unesco. Agora, o Bumba Meu Boi tem reconhecimento mundial como uma expressão cultural extraordinária e uma verdadeira obra de arte.

Comitiva brasileira em Bogotá

O secretário de Cultura de São Luís, Marlon Botão, que está em Bogotá, comemorou a decisão. “O Bumba meu boi está no sangue e na alma do povo maranhense e esta conquista é toda nossa. Um movimento que une a população pelo amor a dança, música, teatro, ritmos, crenças e saberes, e que agora, tem um reconhecimento que atravessa o mundo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *